A Comissão Pastoral da Terra (CPT) acompanhou a abertura do Encontro Nacional de Educação em Direitos Humanos, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, no Campus Gilberto Freyre, no Recife, na segunda-feira, 25.
CPT Nordeste 2, com informações de Angelo Zanré e da Fundaj
Iniciando os debates da noite, se reuniram na Sala Museu do Cinema da Fundação a secretária da Secadi, Zara Figueredo, a senadora Teresa Leitão, a presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, o coordenador da CGDH/SECADI/MEC, Erasto Fortes, a diretora da Diplad, Aida Monteiro, a deputada estadual Dani Portela, o presidente da Anpae, Luiz Dourado, o assessor especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, João Moura, a reitora da UniFafire, Maria das Graças, o presidente do CNTE, Heleno Araújo, e a presidente da Anfope, Suzane da Rocha Vieira.
Ângelo Zanré, da CPT, esteve presente na solenidade de abertura e destaca que o debate feito na ocasião reafirmou princípios fundamentais da luta pela efetivação dos direitos humanos e por justiça social. “Os Direitos Humanos não são um tema polêmico, mas, sim, algo absolutamente relevante. Educar para os Direitos Humanos é educar para a democracia. Equidade, diversidade e democracia se integram e se interligam”, sintetizou.
Durante a cerimônia, os(as) participantes também homenagearam e celebraram o legado de duas grandes referências pernambucanas da educação popular e transformadora: Paulo Freire e Dom Helder Câmara.
O Encontro é uma realização da Fundaj, por meio de seu Núcleo de Educação, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente e Diversidade em Direitos Humanos (NECIMADH), em parceria com Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Coordenação-Geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, do Ministério da Educação.