Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) emite nota de pesar sobre o assassinato de Josimar da Silva Pereira, trabalhador rural sem-terra  e acampado em área de conflito agrário na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. O MST cobra justiça e punição aos responsáveis pelo crime, que ocorreu na madrugada desse domingo, 5. Confira:

É com extrema indignação e exigindo justiça, que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - Pernambuco (MST) denuncia o assassinato do Agricultor e acampado Josimar da Silva Pereira. Josimar foi morto nas primeiras horas da manhã deste dia 05/11/2023, na cidade da Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco, onde residia, o companheiro foi alvejado por arma de fogo quando se locomovia para o Acampamento Francisco de Assis para cumprir a
tarefa da Irrigação do plantio do Arroz.

Josimar tinha 30 anos, e tinha o sonho da conquista da terra, onde lutava junto aos companheiros pela desapropriação do Engenho São Francisco, luta que já perdura mais de 29 anos, atualmente o acampamento está na comissão de conflitos agrários e a coordenação do Acampamento sendo acompanhada pelo programa estadual de proteção e defesa de defensores dos direitos humanos pelas graves violações que estão ocorrendo na área.


O Engenho São francisco ficou entre as áreas prioritárias de desapropriação, e na sexta dia 03/11/2023 e sábado dia 04/11/2023 ocorreu um incêndio criminoso em uma área de cana-de-açúcar próxima ao acampamento, as coordenadoras tentaram sem sucesso gerar um boletim de ocorrência para denunciar o ocorrido de modo a preservar de possíveis acusações e retaliações. Neste momento de dor, o MST estende toda solidariedade à família, aos filhos e amigos e exige que os órgãos competentes possam acelerar as investigações e encontrar os culpados desse
crime. 

A sua partida ocorre um dia antes da visita do INCRA no acampamento e a três dias de uma audiência no Ministério Publico Estadual envolvendo o MST e USINA JB, nos reafirmamos a luta contra toda forma de violência e a necessidade que ocorra justiça social e que essa área histórica cumpra a sua função social se tornando um Assentamento da reforma Agraria. Para os nossos mortos nenhum segundo de silêncio. Mas uma vida toda de luta.


Josimar, PRESENTE!!
Agora e Sempre!!


Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST / Pernambuco
05 de novembro de 2023 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br