A nova direção assume num contexto bastante desafiador marcado por uma crise econômica, aumento do desemprego e volta da fome. Na cerimônia de posse, a presidenta Cícera Nunes destacou a importância da união de sindicatos, funcionários e funcionárias da Federação e parceiros para que a Fetape continue sendo essa entidade que, há 60 anos, atua de maneira combativa pelos direitos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
Autor do hino da Fetape, Paulo Matricó, canta em homenagem aos 60 anos da Federação
“Estou emocionada e esperançosa em saber que vamos continuar a trajetória de lutas e conquistas da nossa Fetape. Nesses quatro anos difíceis, a pandemia deixou sequelas econômicas, desemprego, mortes e a fome que aumentou. Foi desafiador, mas fomos uma das primeiras federações a articular uma estrutura digital para que pudéssemos trabalhar de casa e cuidar da saúde de todos e todas”.
Ainda na avaliação da gestão anterior, Cícera pontua que nos quatro anos de gestão foram realizados Conselhos Deliberativos, o Grito da Terra Pernambuco Virtual, articulações com o governo estadual, o enfrentamento ao bolsonarismo em atos de rua, como também o enfrentamento à violência dos conflitos agrários na Zona da Mata. “ Foi uma gestão muito participativa. Essa unidade da classe trabalhadora rural foi importante para enfrentarmos uma crise de grandes repercussões no país”, finalizou.
Entre os compromissos da nova direção estão o apoio à agricultura familiar agroecológica, acesso ao crédito rural para garantia da produção de alimentos saudáveis e a comercialização, apoio à abertura de novos espaços de feiras nos municípios, ampliação de parceiras com as universidades federais e institutos federais, movimentos sociais e sindicais e também a ampliação da participação da juventude e pessoas idosas nos espaços da direção do movimento sindical.
O deputado estadual candidato à reeleição, presidente do PT/PE e ex-presidente da Fetape, Doriel Barros, também participou da posse. “Essa é uma federação que orgulha o povo de Pernambuco e que continua do mesmo lado, fazendo a mesma luta, que é defender os direitos de agricultores e agricultoras familiares. E, tem em 60 anos, a primeira mulher presidenta da Fetape”.
Parte da nova diretoria recebe o deputado estadual, Doriel Barros.
Também presente ao evento o deputado federal e candidato à reeleição, Carlos Veras, que foi um dos convidados a entregar os certificados de posse a nova direção. O parlamentar, que tem atuado em defesa da classe trabalhadora rural na Câmara Federal, nos últimos quatro anos, falou dos ataques que a categoria vem sofrendo. “ Não pensem vocês que não tem alguns setores que tentam nos atacar e destruir a nossa organização. Eles sabem que um povo organizado é um povo com capacidade”, enfatizou Veras.
O presidente da Contag, Aristides Santos, falou do sentimento de gratidão da Confederação pelo compromisso dos/as membros da direção que se despedem da gestão. “Uma gratidão da Contag àqueles que estão saindo do mandato da diretoria executiva e estão continuando a luta em outros espaços da Fetape ou na luta local”.
Presidente da Contag, Aristides Santos
A cultural do evento foi com a banda As Severinas, que foi possível com apoio e parceria da Fundarpe e do Governo do Estado. Atualmente, a Fetape representa e coordena os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de todo o estado. Fundada em 1962, é constituída por 175 Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Confira a relação da nova Direção para a gestão 2022-2026:
Diretoria executiva
Cícera Nunes – presidenta Adelson Freitas – vice-presidente Maria Jenusi Marques – diretora de Organização e Formação Paulo Roberto Santos – diretor de Finanças e Administração Antônio Neto – diretor de Política Agrícola Rosário – diretora de Política Agrária Adriana do Nascimento – diretora de Política para Mulheres José Severino Silva – diretor de Políticas para a Juventude Ivanice Maria da Silva Melo – diretora de Políticas para o Meio Ambiente Adimilson Nunis – diretor da Terceira Idade Idosos e Idosas Rurais
Suplentes da Diretoria
Uedislaine de Santana - Suplente da diretora de organização e formação /Caetés Itamar de Sousa Lima - Suplente da diretoria finanças e administração/Ferreiros João Paulo Cordeiro de oliveira - Suplente da diretoria política agrícola /Trindade Evaneide Amando da Silva - Suplente da diretoria política agrária/Cabrobó Verônica Braz Soares - Suplente da diretoria política para as mulheres/São José do Egito Marcelo Genivaldo Torres da Silva- Suplente da diretoria de política para a juventude/Passira Maria José da Silva - Suplente da diretoria de política para o meio ambiente/Tamandaré José Osivan Barbosa de Lima Suplente da diretoria de política para a terceira idade e idosos e idosas rurais/Jatobá
Conselho Fiscal
Israel crispim ramos - Conselho Fiscal /Casinhas Rosenice Josefa do Espirito Santo Conselho Fiscal Vitória de Santo Antão Antônio Francisco Da Silva - Conselho Fiscal /Ouricuri Germana Marques da Silva - Conselho Fiscal/São Bento do Una
Suplentes do Conselho Fiscal
José Nunes de Araújo - Suplente do Conselho Fiscal/Sairé Dalva Rodolfo Batista - Suplente do Conselho Fiscal/Goiana Audeci Alves Barros Júnior - Suplente do Conselho Fiscal /Tabira Elane Leite do Nascimento Massena - Suplente do Conselho Fiscal /Jupi
Suplentes Volantes
Flaviano Marcos da Silva - Suplente Volante /Serra Talhada Maria Joelma Da Silva Vitorino - Suplente Volante /Taquaritinga do Norte
Fonte: FETAPE
|