Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento do Padre Gusmão Calado, Sacerdote da Diocese de Palmares (PE). Padre Gusmão foi um homem comprometido com as causas da dignidade humana, especialmente da dos assalariados e assalariadas do setor sucroalcooleiro na Mata Sul de Pernambuco.



Dedicou sua vida assiduamente aos trabalhos da Pastoral Rural, ao fortalecimento das instituições e renovação sindical nos anos 80, em apoio irrestrito ao direito de greve e salários dignos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, berço no qual se consolidou a Pastoral da Terra na região. Fez os caminhos da (re)democratização do Brasil, na solidariedade aos/às empobrecidos/as e violentados/as, no exercício de liberdade de organização do povo e no apoio incondicional aos direitos humanos, contribuindo para a fundação do Centro Diocesano dos Direito Humanos em Palmares.

Nos últimos anos, como Pároco da Cidade de Barreiros, a solidariedade aos/às empobrecidos/as e a construção da paz seguiram sendo a sua prática evangélica, legado que deixa aos/às paroquianos/as, amigos/as e ao conjunto da Pastoral da Diocese de Palmares. Nosso abraço fraterno para toda a sua família, para o Clero Diocesano e amigos e amigas do Padre Gusmão.

Padre Gusmão, presente, presente, presente!!!

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br