Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

É com profunda tristeza que recebemos a notícia da passagem do companheiro de grandes jornadas, Tiago Thorlby, o nosso estimado padre Tiago. Nascido na Escócia, como missionário da boa nova de Jesus veio para o Brasil, passando quase duas décadas entre São Paulo e Amazônia, até chegar ao Recife, em 1985.

Com sua voz forte e fundamentada na justiça de Deus, Tiago caminhou junto com as comunidades sem-terra no enfrentamento radical por Reforma Agrária. Plantador de árvores, semeou a importância de preservar a natureza e animou o povo a criar raízes para permanecer na terra.

Uma vida inteira dedicada às lutas. Às lutas dos assalariados e explorados da cana-de-açúcar, às lutas das comunidades sem-terra, quilombolas, posseiras, pescadoras...

Tiago provocava, com sabedoria, os agentes de CPT quando repetia inúmeras vezes: “Não estamos à altura da fé desse povo”. É um farol que continuará aceso, indicando os caminhos do reino e o encontro com os empobrecidos da terra.

A sua opção preferencial pelos empobrecidos o colocou, por diversas ocasiões, em choque com as autoridades (governadores, secretários, ministros, parlamentares), com a instituição Igreja e, por muitas vezes, com a própria CPT (entidade que ele amou e zelou). Tiago sempre esteve nas trincheiras. Em nenhum momento vacilou ou fraquejou na construção de um mundo fraterno.

Sua radicalidade no amor nos faz crer que agora esteja na morada definitiva, junto ao Criador, na companhia de padre Josimo Tavares, Irmã Dorothy, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Tomás Balduino e tantos outros mártires da terra, acalentando o sonho utópico de um mundo com justiça e paz.

A Diretoria e Coordenação Nacional da CPT se solidariza com os familiares e amigos de Tiago Thorlby, e com as equipes da CPT Regional NE II, que se despede de um grande irmão de caminhada.

Padre Tiago Thorlby, presente! Presente! Presente! Hoje e sempre!

 

Comissão Pastoral da Terra Nacional

04 de abril de 2022

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br