Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra recebeu denúncia de que um trabalhador, morador da comunidade do Engenho Fervedouro, em jaqueira (PE), foi perseguido e abordado violentamente por dois homens no fim da tarde do último dia 26 de junho de 2020. Edeilson Alexandre saia da comunidade de Fervedouro em direção ao seu trabalho quando, na pista, percebeu que estava sendo seguido por dois carros, sendo um Fiat Uno prata, com placa do Cabo de Santo Agostinho, e um Prisma de cor preta. Nas proximidades do trevo de Maraial, um dos carros trancou bruscamente Edeilson, causando-lhe ferimentos nos pés e o obrigando-lhe a jogar sua moto para fora da pista.

Segundo relato enviado à CPT, dois homens saíram do carro e foram em direção ao trabalhador. Um deles apontou uma arma para a sua cabeça e perguntou se ele estava armado e para onde estaria indo. Apresentaram-se como policiais civis, mas se recusaram a identificar-se para o trabalhador. Ainda de acordo com relatos, o segundo carro ficou parado no meio da pista durante a abordagem. O trabalhador conseguiu chegar a sua casa com marcas dos ferimentos nos pés e está providenciando o Boletim de Ocorrência.

A Comissão Pastoral da Terra recebeu a informação com preocupação, pois a área em que o fato ocorreu já enfrenta um conflito fundiário que provoca aflição e temor às famílias da comunidade. A CPT requer que órgãos competentes investiguem e apurem as motivações do episódio e se há ligações com a luta das famílias pelo direito à terra no local onde vivem há mais de setenta anos.

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br