Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 De 13 a 19 de julho acontecerá a VII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (VII Jura UFRPE). Esse ano, em virtude da pandemia do coronavírus o encontro acontecerá de forma virtual, com debates, depoimentos das organizações sociais, ações solidárias e um momento cultural.


Com o tema Reforma Agrária Popular e Soberania Alimentar no Enfrentamento a Pandemia, o evento é organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Bacep, e conta com apoio  de instituições como a Fetape.

No ambiente de crise sanitária e política que coloca em cheque a democracia e a vida, a Reforma Agrária Popular precisa ser reafirmada. É a democratização da terra que garante distribuição de renda, a produção de alimentos saudáveis e de qualidade, livres dos agrotóxicos e da transgenia.

É a reforma agrária e a agricultura familiar camponesa que garante 70% da produção de alimentos que chegam às casas dos brasileiros.

Queremos continuar o diálogo em defesa da Reforma Agrária e da promoção de um Brasil rural que garanta a promoção da soberania e segurança alimentar, agroecologia e políticas públicas como o crédito agrícola, infraestrutura, saúde, educação, etc, capazes de proporcionar dignidade às populações do campo, a igualdade entre homens e mulheres, os direitos territoriais para povos e comunidades tradicionais, entre tantos outros direitos ameaçados neste momento de ruptura democrática.

*Com informações do Coletivo de organização da VII JURA na UFRPE.

Confira a programação da VII JURA UFRPE:

SEGUNDA-FEIRA (13 de julho, às 19h)
Reforma Agrária Popular: Crise do Capitalismo, Agroecologia e Soberania Alimentar Palestrante: Peter Rosset, Leila Santana, Nicinha Porto
Mediador: Marcos

TERÇA-FEIRA (14 julho)
Vídeos ( de 2 a 5 minutos para postar) Bacharelado de Agroecologia e Movimentos Sociais, docentes e estudantes, outros...

QUARTA-FEIRA (15 de julho, às 15h)
Reforma Agrária, Agroecologia e Saúde
Palestrantes:
Luciane MST   
Aide Gurgel
Mediação: Gilvânia


QUINTA-FEIRA  (16 Julho)
Vídeos produzidos pelo Doutorado de Agroecologia e Movimentos Sociais, por docentes e estudantes

SEXTA-FEIRA (17 de julho, às 15h)
Educação no Campo e a Universalização da Educação
Palestrantes:
Nalva Araújo – UNEB
Celi  Tafarel - UFBA
Mediação - Erika

SÁBADO (18 Julho)
Vídeos ( de 2 a 5 minutos para postar) Agroecologia e Movimentos Sociais, docentes e estudantes, outros...

DOMINGO (19 Julho)
Cultural: apresentação de poetas e músicos
Mediação:  Ana Claudia

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br