Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 A pandemia do novo coronavírus tem provocado ainda mais dificuldades em comunidades camponesas e urbanas que já vinham sofrendo com a desigualdade social e com a falta de acesso a políticas públicas no Sertão do Pajeú e Moxotó, em Pernambuco. Para atenuar os impactos da pandemia nessas comunidades, ações de solidariedade vêm sendo organizadas por meio da campanha Mãos Solidárias, realizada na região por organizações como a CPT, a PJR, a Frente Brasil Popular, o MCP, o Benvirá e o Meninos do Sertão.

Centenas de famílias do campo e da cidade na região já receberam alimentos, materiais de limpeza e de higiene. Além dessas doações, um grupo de mulheres camponesas voluntárias, incluindo de comunidades acompanhadas pela CPT, está empenhado na confecção de máscaras de proteção contra o vírus. A Campanha Mãos solidárias ganha com essa iniciativa mais uma frente de atuação: a Máscaras solidárias. Mais de mil e duzentas já foram feitas pelas mulheres e doadas a famílias em áreas urbanas e rurais, a associações que atuam na área da saúde e também a barreiras sanitárias nos municípios da região. Para Rosana Bevenuto, agente pastoral da CPT no Pajeú, essas doações "são a construção do Bem viver perto do povo. É olhar e enxergar as necessidades do próximo. Não é ato de caridade. É um ato de solidariedade”.

Campanha também recolhe doações da população - A Campanha Mãos Solidárias faz um chamado para que a população possa realizar doações e se somar ao serviço voluntário na região do Pajeú e Moxotó para atender famílias em situação de vulnerabilidade nestes tempos de pandemia.

 

DOAÇÕES:
ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES DE PERNAMBUCO – ASSEDUC
CNPJ 31837416000192
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (87) 99964.3438
Caixa Econômica Federal
Agência: 1433
Operação: 013
Conta Poupança: 00044300-9

 

Imagem: Denis Venceslau - Equipe CPT Pajeú (PE)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br