Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

WhatsApp Image 2020-05-13 at 12.51.22.jpeg
 
Quarta-feira, 13/05 - Policiais fortemente armados estão neste momento na comunidade do Engenho Fervedouro, causando temor e tensão a camponeses e camponesas do local. Famílias que estão na área relatam que os Policiais estão atuando de modo violento e ameaçador, apontando armas de grosso calibre para agricultores e agricultoras no local.  
Segundo informações da comunidade, enviadas à CPT, os policiais alegam estar na área para cumprir determinação judicial e dar cobertura para o cercamento de uma suposta área de posse da empresa Agropecuária Mata Sul S/A, com a qual enfrentam um grave conflito fundiário há vários anos. A área que pretende ser cercada pela empresa contém plantações comunitárias e uma cacimba cuja água é utilizada pelas famílias para uso doméstico.

Não há informações, contudo, a respeito das delimitações exatas do local objeto da ordem judicial. Tal fato deixa a comunidade preocupada e com receio de perder suas posses antigas por meio de uma manobra da empresa que estaria se aproveitando de uma determinação judicial para avançar, com o apoio da Polícia, sobre terras já consolidadas e garantidas judicialmente para a comunidade. Mais informações em breve.

#cptne2
Crédito da imagem: Divulgação/ Comunidade do Engenho Fervedouro.
 
 
 
 
 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br