Estudantes universitários/as que participam da ocupação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em protesto à PEC 55 organizaram na tarde dessa quarta-feira, 23/11/2016, roda de diálogos sobre conflitos sociais e a conjuntura atual no país. A atividade foi realizada em um dos prédios ocupados pelos/as estudantes, o CEGOE, no campus da UFRPE em Recife. Participaram, além dos/as universitários/as, representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos/as Trabalhadores/as Sem Teto (MTST).
Na ocasião, foram partilhadas as experiências vivenciadas pelas organizações sobre conflitos e lutas sociais, seja no campo, seja na cidade. Os/as participantes também debateram sobre a conjuntura atual e os principais desafios para fortalecer a luta contra as medidas ofensivas do Governo ilegítimo, que visam a retirada de direitos fundamentais da população.
Na ocupação, os/as estudantes da UFRPE têm conjugado a luta com a formação política e a troca de experiências com outras ocupações de escolas e universidades contra a PEC 55, que visa congelar por até vinte anos os investimentos do Estado em áreas fundamentais, como educação e saúde. Por isso, além do debate sobre conflitos sociais e conjuntura atual, uma série de outras discussões e roda de diálogos estão ocorrendo na ocupação.
Fonte: Comissão Pastoral da Terra - Regional Nordeste II
Imagem: Julia Benzaquen