A Vinícola Bianchetti fica no município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. As famílias se alojaram nas terras neste domingo (10).
O presidente da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto de Freitas Almeida, as ocupações têm atrapalhado o funcionamento normal das empresas e já esperam por queda na produção. Através de nota, informou que "a região se consolidou internacionalmente pelos seus vinhos premiados, numa produção anual de 261 mil toneladas de uvas de mesa e cinco milhões de litros de vinhos finos, além da elaboração de 100 mil litros de sucos de uva". O presidente também se queixa da falta de atitude das autoridades no que condiz à presença do MST nas propriedades.
Festa cancelada
Após a ocupação da Fazenda Milano, no mês passado, a 8ª edição da Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuva Fest), que aconteceria entre dos dias 14 e 16 deste mês na cidade de Lagoa Grande, no Vale do São Francisco. A direção da fazenda recorreu à Justiça e conseguiu uma liminar de reintegração de posse, no dia 15 de outubro, mas famílias permanecem acampadas. O evento foi cancelado em solidariedade aos trabalhadores e à direção da Fazenda Milano, quando as outras vinícolas da região avisaram à organização que não participariam da feira.
Fonte: Diario de Pernambuco