Nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, moradores da comunidade de Santa Rosa,localizada no município de Carnaíba, sertão pernambucano, aproveitaram a presença do Governador Eduardo Campos no município para realizarem um protesto contra a Mineradora Vale do Pajeú. Segundo as famílias, a Empresa, ligada ao Grupo João Santos, está atingindo quatro município na região: Flores, Quixote, Solidão e Carnaíba. Segundo Denis Venceslau, da Comissão Pastoral da Terra, além destes, outros municípios deverão ser afetados na região com o andamento das obras.
Na comunidade de Santa Rosa são aproximadamente 140 famílias que estã sofrendo os impactos da Mineradora, sendo que 12 famílias já tiveram que deixar suas casas e outras 41 estão ameaçadas de expulsão. As famílias aproveitaram a ocasião para denunciar as baixas indenizações que estão sendo pagas e denunciaram também que não há dialógo por parte do setor privado e do Estado, que não tem dado espaço para que a comunidade expresse as suas reivindicações.
Ainda segundo Denis Vensceslau, as famílias acreditam ser necessários outros processos de mobilização para que possam garantir os seus direitos e afirma que as famílias continuarão mobilizadas contra os impactos da Mineradora Vale do Pajeú.
Outras informações:
Sandreildo José
Fone: (87) 9995.4469