Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O município de Palmares, zona da mata sul de Pernambuco, também se somou às demais cidades que encontram-se mobilizadas em todo o Brasil. Nesta quinta-feira, dia 27, a população do campo e da cidade foi às ruas de Palmares para protestar por direitos, justiça e igualdade. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na manifestação.

Reforma Agrária Uma das bandeiras que mais se destacou durante o protesto foi a reivindicação da Reforma Agrária como saída para enfrentar a pobreza e a concentração de terras na mata sul do Estado. Destacaram-se também as denúncias da ameaça de expulsão de diversas famílias que vivem no entorno da linha ferrea no município para dar lugar às obras da Transnordestina. As famílias ressaltam que até o momento não foram procuradas pela empresas responsável por executar a obra e tampoco pelo Estado para estabelecer o diálogo ou repassar informações sobre o processo.

Outra bandeira levantada pelos manifestantes foi a reivindicação de um assentamento para assentar parte das famílias de agricultores que vivem no Engenho Vistra Alegre e que estão sendo atingidos pela construção da barragem de contenção de Serro Azul, também construída em Palmares. De acordo com Geovane Leão, da Comissão Pastoral da Terra, o policiamento nas ruas foi reforçado durante o protesto, mas não houve confronto. Ainda segundo Geovane, a perspectiva é de continuidade e fortalecimento das mobilizações para os próximos dias. Outras informações: Geovane Leão

Fone: 85013935 
CPT/ Equipe Mata Sul

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br