Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Várias nações indígenas de Pernambuco começaram a se reunir em protesto na manhã desta quarta-feira (3) no Centro do Recife. A mobilização, que acontece no mês em que se comemora o Dia do Índio, passou pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e reivindica políticas de educacionais voltadas para os índios.

Mais de mil índios de 13 diferentes nações do Estado caminharam por diversas ruas do Centro pacificamente carregando cartazes e maracas e entoando cânticos tradicionais. Os grupos de diversas regiões chegaram ao Recife desde a segunda-feira (1º) e acampam na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo informações da Rádio Jornal, os índios foram até a Alepe cobrar o cumprimento do termo de ajuste de conduta assinado pelo Governo do Estado e Ministério Público que garante melhoras no sistema educacional indígena em Pernambuco.

 

O grupo saiu do Marco Zero, no bairro do Recife, e caminhou pelas ruas, passando pela Praça da República, No caminho, os índios chegaram a encontrar outros protestantes, estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) que cobram melhorias na instituição. Os integrantes das duas manifestações se encontraram em frente à Alepe, onde trocaram reverências.

 

 

Fonte: Jornal do Commercio

http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2013/04/03/nacoes-indigenas-de-pernambuco-protestam-no-centro-do-recife-409961.php

 

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br