A Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Guarabira, na Paraíba, realizou, no dia 22 de agosto, um encontro de formação com mulheres e jovens do Assentamento Fazenda Sítio, no município de Dona Inês. Participaram da atividade 33 mulheres, a professora coordenadora do projeto de extensão Rita de Cássia Cavalcante e a bolsista Beatriz de Araújo Silva.
O projeto tem como título “Mulher e juventude camponesa: Protagonismo e empoderamento das mulheres e jovens na sua emancipação cidadã em assentamentos da Reforma Agrária”.
O encontro possibilitou traçar o perfil das mulheres e da juventude camponesa vinculada à CPT da Diocese de Guarabira, a fim de identificar os marcadores que fortalecem suas identidades, sua emancipação e a relação com o trabalho na agricultura familiar camponesa.
Por meio de um diagnóstico participativo, foi reconstruída a história local. Mulheres, jovens e lideranças partilharam a trajetória da comunidade, reconhecendo seus marcos históricos, transformações sociais, culturais e econômicas, além dos sujeitos que contribuíram para o desenvolvimento local desde a luta pela conquista da terra. Com o levantamento de fontes orais e registros escritos, a comunidade reconstruiu memórias coletivas, identificou desafios, reconheceu valores e conquistas ao longo do tempo, ao mesmo tempo em que construiu uma linha do tempo da história local.
Para Joseane Souza, coordenadora da CPT, a atividade foi um processo coletivo que fortaleceu o sentimento de pertencimento, especialmente por ter sido realizada de forma participativa, envolvendo diferentes gerações e grupos sociais — mulheres, jovens, lideranças comunitárias e moradores mais antigos.
O trabalho desenvolvido evidenciou a importância das organizações de base na transformação social. Quando atuam a partir de um diagnóstico junto à comunidade, unindo conhecimento histórico com ação participativa, essas iniciativas criam um caminho sólido para o desenvolvimento sustentável e para o empoderamento de grupos historicamente silenciados, como as mulheres e a juventude.
Fotos: Equipe CPT Guarabira (PB)