A Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Guarabira esteve presente na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, enquanto representação da Juventude do Fórum de economia solidária de Guarabira e Região.
A Conferência aconteceu entre os dias 13 e 16 de agosto de 2025, a cidade de Luziânia sediou a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (CONAES), um marco para o fortalecimento das políticas públicas e das iniciativas voltadas à economia solidária no Brasil.
A abertura oficial ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades, representantes de movimentos sociais e lideranças de todo o país, marcando o início das atividades da conferência com grande simbolismo e representatividade.
Em Luziânia, a programação reuniu 989 delegados de diferentes regiões do Brasil, 140 convidados entre especialistas e parceiros institucionais, além de 40 trabalhadores e equipes de apoio que garantiram a organização e o bom andamento do encontro.
A 4ª CONAES reafirmou o compromisso com a inclusão social, a autogestão e a valorização do trabalho coletivo, fortalecendo a rede nacional da economia popular e solidária e apontando caminhos para um desenvolvimento mais justo, sustentável e participativo.
Para Bruno Patrício agente da CPT Guarabira, participar da conferência possibilitou fazer parte de um movimento nacional que defende um modelo de desenvolvimento mais justo, inclusivo e solidário, onde a voz a juventude foi ouvida.
Fotos: Equipe CPT Guarabira (PB)