Agricultores acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Guarabira (PB) participaram de uma capacitação agroecológica sobre produção de mudas de café, realizada no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras (PB). A atividade teve como objetivo promover o cultivo sustentável e valorizar a agricultura familiar no Brejo paraibano.
A capacitação, ocorrida no dia 02 de março de 2025, integra um projeto de extensão que contempla agricultores e agricultoras de sete municípios da região. O programa busca fortalecer a agricultura familiar local por meio da introdução de cultivares de Coffea arabica L. e da inovação no sistema de propagação vegetativa da mandioca Manihot esculenta Crantz e seus derivados.
Durante o evento, foram apresentadas experiências bem-sucedidas, como a do senhor Alberto, no município de Serraria (PB), e a da Cooperativa da Agricultura Familiar de Bananeiras (COPAFAB). Também houve a distribuição de mais de 1.500 mudas de café às famílias agricultoras, para que possam ampliar a produção, seja em seus quintais, parcelas ou na feira agroecológica.
Representantes de comunidades acompanhadas pela CPT marcaram presença, com lideranças dos assentamentos Fazenda Sítio (Dona Inês), Maria Preta (Araçagi), Nossa Senhora das Graças, Santa Vitória e São Domingos (Bananeiras).
Para Josimar, agente pastoral da CPT em Guarabira, a parceria e a troca de experiências com agricultores, estudantes e professores da universidade enriquecem cada vez mais o fazer pastoral e a luta em defesa do cuidado com a Casa Comum e uma agricultura familiar agroecológica.
Fotos: Equipe CPT Guarabira (PB)