Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Campina Grande (PB) esteve presente na 16ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, realizada na cidade de Esperança, na Paraíba, na manhã da quinta-feira, 13 de março. A marcha reuniu cerca de 5 mil mulheres de diversos territórios paraibanos sob o lema "Mulheres em defesa da Borborema agroecológica".

As mulheres marcharam pelas ruas dizendo não aos grandes empreendimentos, como os parques eólicos, que desrespeitam o território camponês, concentram terras e expulsam comunidades rurais. A manifestação também chamou atenção para a forma como lideranças comunitárias e associações são aliciadas para incentivar famílias a aderirem à chamada "aposentadoria antecipada", um esquema prejudicial à manutenção das terras e do modo de vida camponês.

A manifestação contou com momentos culturais marcantes, como a apresentação teatral do Polo da Borborema, que ilustrou as denúncias sobre os contratos injustos de arrendamento de terras e a inviabilização da produção de alimentos saudáveis. Além disso, a ciranda foi animada pela cantora Lia de Itamaracá, reforçando a identidade cultural do evento.

A mobilização, que chegou à sua 16ª edição, é organizada pelo Polo da Borborema e pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. Pelo quarto ano consecutivo, a Marcha tem como pauta central os efeitos negativos de mega projetos energéticos sobre o meio ambiente e o modo de vida das comunidades camponesas.

Participaram da caminhada mulheres agricultoras do Polo da Borborema, representando 13 municípios do território, além de cerca de 150 associações comunitárias, uma associação de agricultores e agricultoras agroecológicos e uma cooperativa.

 

 

Fotos: Equipe CPT Campina Grande (PB)

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br