As famílias do assentamento Apasa, no município de Pitimbu (PB), celebraram 29 anos de luta, conquista e resistência na terra, no dia 11 de maio. A programação contou com diversas atividades, dentre elas a tradicional Santa Missa, que teve a presença de agentes da Comissão Pastoral Terra (CPT).
Na comemoração do aniversário da comunidade, o agente da CPT, Tiago Pinto, recitou uma poesia de cordel, de sua própria autoria, que conta em forma de arte a história de luta do assentamento (veja a poesia na íntegra nas imagens desse carrossel). A comunidade conta com 150 famílias assentadas, um celeiro de produção que vai desde o cultivo de inhame, feijão, macaxeira, frutas, hortaliças à criação de animais de pequeno e grande porte.
A comercialização é feita através de políticas públicas, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também em feiras locais nas cidades vizinhas. As famílias produzem também alimentos de base agroecológica, os quais são comercializados em feiras, na capital João Pessoa.
Conheça um pouco dessa história no documentário "Luta pela terra da região litoral sul da Paraíba", que traz imagens e depoimentos de pessoas que estiveram envolvidas no processo de conquista da terra: https://www.youtube.com/watch?v=UwpBCgMTUEU