Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Com imenso pesar, a CPT NE 2 se despede da companheira Maria do Socorro Goveia, que fez sua passagem na noite dessa quinta, 1. Nossos corações estão repletos de tristeza enquanto nos recordamos e homenageamos a vida e o legado de Socorro, figura notável que desempenhou papel fundamental na luta por justiça e igualdade na Paraíba.


Socorro, ex-coordenadora da CPT no sertão da Paraíba, desempenhou um papel de destaque num momento crucial da luta pela terra no estado ao apoiar a ocupação das terras da Fazenda Acauã por trabalhadores/as rurais em 1995. A ação corajosa marcou o início das ocupações de latifúndios improdutivos no Alto Sertão (PB) e teve um impacto profundo na formação dos assentamentos de reforma agrária na região.

Sua jornada foi marcada por desafios e resistências. Seis despejos e sete prisões na luta de Acauã não foram capazes de deter a determinação das famílias e de Socorro, mesmo quando duas alemãs que visitavam a área e cinco agentes da CPT foram presos como parte da estratégia do proprietário. A persistência na luta resultou na desapropriação da fazenda.

Socorro Goveia também cumpriu papel vital como coordenadora da Associação dos Agricultores do Assentamento Acauã. Esteve presente em todos os momentos, inclusive quando a CPT do Sertão mediava conflitos nas ocupações às margens dos açudes públicos, a partir dos anos 80. Mesmo diante da seca que assolou a região entre 1998 e 1999, ela permaneceu firme, apoiando as famílias na luta pelo acesso à água, por meio do Canal da Redenção.

O legado de Socorro Goveia é eterno. Ela foi uma defensora incansável dos direitos humanos e da justiça social, uma verdadeira inspiração para todos e todas que a conheceram. Seu trabalho na CPT NE 2, na CAAASP e em tantas outras frentes contribuiu para construir um mundo mais justo e igualitário.

Neste momento de dor, expressamos nossa profunda admiração e gratidão por tudo o que Socorro Goveia fez pela causa dos pobres da Terra, pela reforma agrária e pela justiça. Que sua alma descanse em paz e que seu legado continue a nos guiar na busca pelo Reino de Deus na Terra.

Com solidariedade, saudade e respeito,

Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br