Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A situação de 30 comunidades que vivenciam conflitos no campo na Paraíba foi pauta de uma reunião realizada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em João Pessoa (PB), na última segunda-feira, 23. 
"Esses grupos estão na luta pela terra. Em algumas comunidades foi feita a vistoria, mas diante do tempo que já se passou, não está valendo mais e precisa fazer novamente. Há comunidades fora da terra sem poder plantar, enquanto outras estão na terra, mas sem a garantia da desapropriação. Todo esse cenário acaba gerando uma grande insegurança nas vidas dessas famílias", explica o agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Rogério Oliveira.
Dentre os encaminhamentos definidos na ocasião, será realizado um recadastramento para saber quantas famílias vivem em cada comunidade, além da quantidade de área necessária a ser desapropriada. Esse estudo será conduzido pelo Incra e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Essa é a terceira reunião de uma série de outros encontros que ocorrerão nos próximos meses. Além da CPT, também participaram o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
 
 
Foto: Equipe CPT João Pessoa (PB)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br