Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

As energias renováveis (eólica e solar) têm chegado de forma acelerada ao Estado da Paraíba, causando grandes impactos nas vidas das famílias agricultoras em todos os territórios. Diante disso, nos dias 23 e 24 de março, organizações da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) realizaram o seminário estadual com o tema "Energias renováveis ameaçam o bem viver e a convivência com o semiárido" em busca de desenvolver estratégias de enfretamento ao modelo centralizado.

Durante o debate, as organizações elencaram alguns dos danos causados pelos empreendimentos: perda da capacidade da produção de alimentos; conflitos nas comunidades; poluição sonora e apropriação dos territórios e dos recursos naturais, como o solo, o sol, o vento e água.

O professor Gustavo Sales, geógrafo especializado em cartografia e georreferenciamento da Universidade Federal de Campina Grande, apresentou alguns dados que vem pesquisando sobre a ocupação dos territórios no semiárido paraibano por esses empreendimentos.

Os contratos acessados pelos estudiosos jurídicos do tema trazem relevantes preocupações, porque regem a garantia de acesso aos territórios e controle do uso e gestão das terras pelas empresas, alteração do uso de ocupação do solo; reserva do uso da terra para a geração de energia; cercamentos e restrições do uso da terra pelas famílias agricultoras; além dos danos ambientais e a saúde da população do campo.

O advogado Claudionor Vital, que tem assessorado algumas organizações da Paraíba sobre a temática, apresentou as violações de direitos das comunidades camponesas a partir dos danos causados pelo modelo de expansão das energias renováveis e como isso tem se dado no semiárido paraibano.

Na região em que o Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas (Patac) atua, no território do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar, vários municípios estão sendo atingidos com a chegada das empresas em busca de assinaturas que legitimem a instalação das eólicas.

A agricultora Maria Luíza Nunes da Silva, presidente da associação da comunidade Cacimbinha, de São Vicente do Seridó, falou como tem sido sua experiência em relação a dificuldade de enfrentar a repentina chegada dos advogados trazendo os contratos para que sejam assinados pelas famílias da comunidade, sem nenhuma apropriação prévia do que estão assinando e sobre os prejuízos a longo prazo.

"Não temos vez e nem voz, os homens (maridos) não acreditam. No período do contrato falaram (advogados) para deixar o povo andar com as próprias pernas e que não atrapalhava na aposentadoria", disse Maria Luíza.

Após os debates, na segunda-feira, 27 de março, a ASA tornou pública as cartas “Energia VERDADEIRAMENTE LIMPA para um Semiárido Vivo!” e “Não ao trigo transgênico no Brasil!”.

Os documentos, entregues em mãos ao presidente Lula, durante visita ao Recife no último dia 22, expõem as contradições dos projetos de parques eólicos e usinas solares, e chamam a atenção para os riscos da liberação comercial da farinha e da aprovação do cultivo do trigo geneticamente modificados.

 

Leia os documentos na íntegra no site www.asabrasil.org.br

 

Com informações da Patac Agroecologia

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br