Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Famílias camponesas apoiadas pela Comissão Pastoral da Terra na Paraíba realizaram diversas ações de solidariedade e de partilha de alimentos para famílias em situação de fome em diversos municípios do estado. As doações ocorreram em dias diferentes nas últimas semanas e representam a importância da luta pela terra e a força da agricultura camponesa para combater a fome e a miséria. Mais de 11.500 quilos de alimentos foram partilhados com 1.577 famílias em situação de vulnerabilidade.

Confira as informações:

Na Diocese de João Pessoa, as comunidades apoiadas pela CPT fizeram a distribuição de mais de cinco toneladas de alimentos nas últimas semanas. A produção fruto da luta pela terra foi destinada às famílias em Barra de Antas, em Sapé; à Escola São Tiago, em João Pessoa; à Associação ACVIDA, no município de Alhandra; à Escola Frei Gregório, em Cabedelo; à Associação de Mulheres Feministas, em Juarez Távora; e à periferia de Itabaiana e São Miguel de Taipu. Ao todo 937 famílias foram beneficiadas com a produção de agricultores e agricultores da região.

Na Diocese de Guarabira (PB), 2.200 quilos de alimentos da agricultura camponesa foram doados para 110 famílias acompanhadas pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Município de Sertãozinho e para 40 famílias apoiadas pela Associação de Educação Popular e Promoção da Vida (AEP- Provida), em Alagoinha. As doações vieram das comunidades Senhor do Bonfim, Vazante, Santa Terezinha, Boa Vitória, Nossa Senhora das Graças e assentamento Redenção, localizadas nos municípios de Alagoinha, Tacima, Bananeiras e Pilões. Além dessas, também doaram alimentos as comunidades da região de Bananeiras que fazem parte da Cooperativa Regional dos (as) Produtores (as) Rurais.

Em Campina Grande, 1260 quilos de alimentos produzidos por famílias apoiadas pela CPT foram entregues para a Casa da Criança Dr. João Moura e para a Associação Para Promoção Humana. Outros 502 quilos foram destinados à Associação das Domésticas de Campina Grande. No total, 250 famílias receberam os frutos da luta pela terra no município. Outras 240 famílias também receberam alimentos da agricultura camponesa durante as últimas semanas na Diocese de Cajazeiras.  As doações ocorreram no acampamento São Francisco, no município de Jericó; acampamento Verdes, em Aparecida; Obras Sociais da Ordem Franciscana Secular, em Itaporanga; Associações de Catadores(as) de Material Reciclável de Cajazeiras e de Triunfo; Paróquia Santa Helena, no município de Santa Helena; acampamento Boa Conquista e imigrantes da Venezuela, em Cajazeiras.  As doações contaram com o apoio das organizações de cooperação internacional Aktionskreis, Pater Beda e Misereor.

 

Imagens:

https://www.instagram.com/p/CXtxednMBFl/

https://www.instagram.com/p/CXtwepKrixp/

https://www.instagram.com/p/CXtv-irs2UN/

https://www.instagram.com/p/CXty9wLsram/

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br