Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

Seguindo as comemorações dos 30 anos da Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2, a equipe de CPT em João Pessoa/PB, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará um encontro de memória da CPT NE 2 no Campus I da UFPB, nesta próxima quinta-feira, dia 06 de setembro, durante todo o dia.

O objetivo da atividade é promover o encontro entre o campo e a academia. Na ocasião, serão debatidos temas tratados em trabalhos apresentados por pesquisadores e pesquisadoras da Universidade sobre a CPT, sobre as comunidades camponesas, as experiências de resistência na luta pela terra, de produção agroecológica e de comercialização acompanhadas pela Pastoral no estado. O encontro é aberto para todos os/as interessados/as.

Dados dos conflitos no campo em 2017 - No dia, também será feito o lançamento da publicação Conflitos no Campo Brasil 2017. A publicação, lançada anualmente pela CPT, apresenta detalhadamente os conflitos e a violência a que são submetidos cotidianamente os trabalhadores e trabalhadoras rurais e as comunidades camponesas no estado da Paraíba e em todo o país. A publicação está dividida em temáticas como: conflitos por terra, conflitos pela água, conflitos trabalhistas, trabalho escravo, assassinatos, tentativas de assassinato, ameaças de morte, agressões, manifestações, ocupações de terra, despejos, entre outros. A apresentação dos dados será seguida de análises sobre a realidade de violência a qual estão submetidas as populações do campo.

 

PROGRAMAÇÃO:

Manhã:

8h – Mística de abertura

9h – Grupos de Trabalho (Coordenação: Prof.ª. Dr.ª Fátima Rodrigues/ Prof. º Dr.º Marco Mitidiero/ Prof.ª Mestre Mariana Borba)

Tarde:

14h - Mesa Redonda e Lançamento do Livro Conflitos no Campo Brasil 2017

Local: Auditório da Central de Aulas no Campus I da UFPB.

 

Serviço:

O que: Encontro de memória da CPT NE 2

Quando: Quinta-feira, dia 06 de setembro.

Onde: Auditório da Central de Aulas no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – Equipe João Pessoa

Alexsandra Oliveira

(83) 98763.7774

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br