Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

25 jovens, filhos e filhas de assentados das comunidades Campos Novos, São Luiz e Padre Assis Meira, no Município de Sossego/PB, participaram nesse último sábado, dia 20 de maio, de uma visita ao parque construído com material proveniente de pneus. O parque é uma iniciativa da Organização Não Governamental “Nova Baraúna”.

O objetivo de conhecer uma área de lazer feita com material reciclável é para que os jovens possam reproduzir a iniciativa em suas comunidades. A juventude nos assentamentos “não possuem nenhuma área de lazer e acabam indo para a rua, que não tem nada de bom”. Esse foi o pensamento construído coletivamente em uma das comunidades que nos animou a realizar a visita. A CPT vem discutindo, desde 2016, sobre o meio ambiente e a situação da juventude camponesa nas comunidades. Nessa visita, tivemos a colaboração de um educador da RECID Borborema, que vem trabalhando com incidência juvenil nos assentamentos.

Depois de muitas brincadeiras, a juventude que achou o parque “muito legal”, fez uma conversa em grupos por assentamento e decidiram mobilizar as comunidades, se organizar melhor e construir seus próprios parques. Os brinquedos serão construídos em mutirão entre os jovens das três comunidades, aprendendo e produzindo seus parques. A primeira oficina de construção de área de lazer com pneu reciclado está prevista para o próximo mês e iniciará pelo Assentamento São Luiz.

 

Fonte: CPT em Campina Grande/Vanúbia Martins

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br