Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 
As experiências desenvolvidas pela CPT em Campina Grande foram reconhecidas como iniciativas que objetivam melhorar a qualidade de vida das populações e as condições dos ecossistemas afetados e pela desertificação e a seca no Brasil
 
A Comissão Pastoral da Terra de Campina Grande/PB recebeu, nessa última sexta-feira (17/06/16), o prêmio internacional Dryland Champions, concedido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD). A premiação, que ocorreu no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, visou homenagear organizações que contribuem para o manejo sustentável de solos nas áreas suscetíveis à desertificação e que objetivam, principalmente, melhorar a qualidade de vida das populações e as condições dos ecossistemas afetados pela desertificação e a seca no país.
Na ocasião, a CPT em Campina Grande foi homenageada por sua histórica atuação no processo de fortalecimento da agricultura camponesa e estímulo à produção agroecológica em áreas de assentamento e Comunidades Tradicionais, localizadas especialmente nas regiões do Carirí, Curimataú e agreste da Borborema. São milhares de famílias camponesas que resistem em suas terras e territórios, com o apoio da CPT, e desenvolvendo iniciativas que tornaram-se exemplos nacionais e internacionais de convivência com o semiárido.
 
Vanúbia Martins, coordenadora da CPT e integrante da equipe de Campina Grande, ressalta que, para a CPT, a entrega do prêmio não foi somente um reconhecimento do serviço da Pastoral, mas principalmente dos "esforços e resistências dos próprios camponeses e camponesas em permanecer na terra na região do seminárido". Vanúbia ressalta ainda a importância da garantia do direito à terra como estratégia primeira para melhorar a qualidade de vida das populações atingidas pela seca. De acordo com a coordenadora da CPT, nenhuma iniciativa de combate à desertificação pode ser levada adiante se não houver garantia do direito à terra e ao território. "Sem a terra, não há como fazer estímulo à recuperação dos solos ou fortalecimento da agroecologia".
 
Além da CPT, outras 21 instituições também foram homenageadas. Durante a cerimônia que homenageou a iniciativas, a coordenadora da CPT relembrou a missão da Pastoral e ofereceu o prêmio aos 40 anos de compromisso da CPT com os povos do campo, das águas e das florestas.
 
A entrega do prêmio ocorreu no Dia Mundial de Combate à desertificação. A Data, 17 de junho, foi criada pela ONU com o intuito de ampliar o debate acerca da temática. Segundo a ONU, a desertificação atinge 42% das terras do planeta e 35% da população mundial.
 
 
 
Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra - Regional Nordeste II
Contato:
Renata Albuquerque
Fone: (81) 3231.4445/ (81) 9663.2716

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br