Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Conflito no campo PB - A Polícia Militar da Paraíba e o Batalhão de Choque estão, desde o início da manhã desta quinta-feira (06/11), na Fazenda Paraíso, município de Pilar/PB, para cumprir ordem de despejo contra cerca de 38 famílias de posseiros que vivem e trabalham no local há mais de 50 anos.

De acordo com Tânia Souza, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o clima no local é tenso, pois estão presentes mais de cem homens da PM e do Choque, portando balas de borracha e spray de pimenta. Ainda segundo Tânia, os trabalhadores e trabalhadoras estão apreensivos por terem seus pertences e suas lavouras destruídas. As famílias, junto com a CPT, estão neste momento tentando estabelecer negociação para suspender a ordem de despejo, evitar qualquer episódio de violência e destruição, além de garantir a permanência das famílias no local onde vivem há cerca de cinco décadas.

 

A Fazenda Paraíso é de propriedade de José Guilherme, que também é dono da usina Maravilha e a Curangi, em Pernambuco. O imóvel, que possui cerca de 700 hectares, tem sido alvo de inúmeros episódios de violência já anteriormente denunciados às autoridades, como ações de pistolagem, perseguição e destruição de lavouras e pertences dos posseiros e posseiras. Um dos episódios mais recentes e violentos ocorreu ainda este ano, no mês de junho, quando Policiais foram cumprir ordem de despejo e chegaram a destruir pelo menos 1 hectares de lavoura das famílias. Na época, advogados que acompanham o caso conseguiram suspender o despejo e as famílias organizaram um grande mutirão para replantar a área destruída.

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – CPT NE 2

Tânia Souza

Fone: (83) 9985.2496

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br