Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

Os camponeses da fazenda Paraíso no município de Pilar - PB receberam uma ordem de despejo do juiz da cidade. Esses camponeses já moram e trabalham na terra a mais de 70 anos. Tratores da fazenda junto com a polícia militar destruíram pelo menos 1 hectares de lavoura.

 

 

Segundo o agente da Comissão Pastoral da Terra João Muniz, “ quando chegou o apoio da CPT juntamente com o frei Anastácio e os trabalhadores não foi permitido mais destruição. Proibimos a continuidade da construção de uma cerca que o proprietário da fazenda estava construindo”.

Na sexta (18/07/2014) seria o prazo final para o pessoal desocupar a fazenda.

“Levamos um ônibus de agricultores para replantar em mutirão a área destruída. Ficamos aguardando a policia para o despejo. Ao mesmo tempo o nosso advogado estava no fórum tentando suspender a ordem de despejo junto ao Juiz - sem sucesso. Chegaram seis viaturas da policia militar, porém encontraram muitos trabalhadores e não fizeram nada. Em tempo o nosso advogado conseguiu entrar em contato com o comando geral que suspendeu provisoriamente o despejo”, relatou o agente pastoral que esteve presente na ação.

No dia 23/07 (ontem) a CPT juntamente com os trabalhadores fizeram uma grande ação na mesma propriedade destruindo a cerca que o proprietário havia construído. Tal proprietário pretende fazer na área um grande frigorifico. Foi uma ação positiva onde teve-se o apoio de outros camponeses das comunidades vizinhas.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br