Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) se reuniram, na manhã desta terça-feira (22), com integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba (Sedh), da Polícia Militar e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em João pessoa, para discutir a questão das ocupações do Movimento na Paraíba. No encontro foi definida a criação de uma comissão que irá analisar oito pontos apresentados pelos representantes do MST, com a primeira reunião marcada para 1º de agosto.
comissão será formada por representantes do MST, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Incra e movimentos sociais, para dar andamento prático aos pontos colocados em discussão. Durante o tempo de reuniões, tanto as ocupações como as ordens de despejo estão suspensas em todo estado da Paraíba.
Pontos apresentados pelo MST:
1. Cancelamento dos processos de reintegração de posse das seguintes áreas: Ouro Verde - Caaporã; Mangueiral - Soledade; Paraíso - Pilar; Retirada - Caaporã; Wanderley Caixa - Pedras de Fogo; Salgadinho - Mogeiro;
2. Rever o gerenciamento de conflitos que hoje é feito por uma pessoa e passar a ser feita por uma equipe;
3. Identificar e punir policiais que atuam como milícias
4. Solicitar presença do corregedor geral da polícia e da comissão de gerenciamento de crise nos momentos de despejo;
5. Proibir atuação de policiais de Pernambuco nos conflitos dentro da Paraíba;
6. Garantir estrutura de desocupação como presença de ônibus e caminhões;
7. Retração do pelotão de choque nas áreas de conflito;
8. Oficiar o Governo de Pernambuco para que seja investigada a atuação da PM daquele Estado na ação de ocupação da BR 101 no dia 18 de julho.
Fonte: página G!, 22/07/14.