Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra ocuparam, na manhã desta segunda-feira, dia 26, a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na cidade de João Pessoa. Os agricultores reivindicaram agilidade no processo de desapropriação dos imóveis em que encontram-se acampados: fazendas Ponta de Gramame, em João Pessoa; Marinas, em Pitimbu; Tambauzinho, em Santa Rita; Retirada, em Caaporã.

Após a ocupação, os trabalhadores foram recebidos pelo ouvidor agrário Dr. Marlindo. Entretanto, os agricultores ficaram revoltados com o comportamento dos funcionários do Incra que acionaram a Polícia Militar e Polícia Federal. Os policiais bloquearam a entrada do órgão e rodearam o prédio com armas em punho, como forma de intimidar os agricultores, agricultoras, jovens e crianças que ocupavam o local.

Para Tânia Maria, coordenadora regional da Comissão Pastoral da Terra, “a incompetência dos funcionários transforma o INCRA numa tapera burocrática incapaz de dialogar com os agricultores, se fazendo de vítima para justificar suas incapacidades de fazer o debate político da situação agrária no Brasil.”

“A comissão Pastoral da Terra repudia este comportamento de intransigência por parte dos funcionários e a inoperância do INCRA, pois diante o conflito o órgão não teve interesse na construção de consenso e o diálogo foi feito a partir do delegado da Polícia Federal, Dr. Felipe”, declarou Tânia.


 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – Paraíba

Tânia Maria

Fone: (83) 9985.2496


 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br