Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Neste próximo final de semana vai acontecer a 10º Romaria das Águas e da Terra da Diocese de Palmeira dos Índios. A preparação começou em abril deste ano de 2023. Nesta quarta-feira, 27 de setembro, aconteceu o ensaio da banda que vai animar a caminhada marcada para começar na noite do sábado, 30 de setembro e encerrar ao amanhecer do dia 1º de outubro.

O tema escolhido - "Terra, água e pão: território, soberania e defesa da vida" - foi inspirado na Campanha da Fraternidade de 2023, com o tema Fraternidade e Fome, e na espera da homologação das terras do povo indígena Xucuru-Kariri, demarcada, segundo a Justiça Federal, desde 2017. 

A abertura da romaria será às 22h, na aldeia indígena Mata da Cafurna, seguida da caminhada, que passará pela aldeia Capela e pelo alto  do cruzeiro até chegar à catedral da cidade de Palmeira dos Índios, onde haverá a missa com o bispo Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, às 23h. A segunda parada será no Conjunto Padre Ludujero, em frente à igreja. A terceira, na aldeia Jarra. A quarta, será na aldeia Fazenda Canto com a celebração de encerramento.

A expectativa é que aproximadamente 1000 romeiros e romeiras participem da peregrinação. A iniciativa é uma realização da CPT junto à Juventude Xukuru-Kariri (JXK), à Cáritas Diocesana - Palmeira dos Índios/AL, à Diocese de Palmeira dos Índios/AL, às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

 

Seminário "A homologação: desafios e perspectivas"

Como parte da preparação para a 10ª Romaria das Águas e da Terra, no dia 15 de agosto, às 14h30, foi realizado o seminário "A homologação: desafios e perspectivas", com a participação dos professores Cícero Albuquerque (coordenador da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no Nordeste) e Cássio Júnior Ferreira da Silva (antropólogo indígena e secretário de cultura do município) e do indígena da Fazenda Canto e estudante de geografia Miguel Luiz Rodrigues. A medicação ficou a cargo da professora Ana Cristina Moreira, da Universidade Estadual de Alagoas - Campus Palmeira dos Índios, que sediou a atividade.

"Foi muito proveitoso. Havia muita gente, principalmente estudantes universitários e indígenas jovens da região. Foi importante no sentido que a gente deu mais um passo para a preparação da 10ª Romaria das Águas e da Terra, que será dia 30 de setembro e 1º de outubro em Palmeira dos Índios, com o tema Terra, água e pão: território, soberania e defesa da vida. Tivemos apresentação de dados da realidade sobre como está a luta pela homologação das terras indígenas, já que foram demarcadas desde 2013. Tudo isso foi muito bom", disse o padre Gilvan Neves, assessor das pastorais sociais e pároco na Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro do Vergel, em Maceió. 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br