Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A caminhada ocorrida nessa última quinta-feira, 14 de setembro, para acolher a cruz que é símbolo da Romaria da Terra e das Águas, contou com a participação de mais de 100 pessoas, que foram se somando aos poucos ao ato de penitência, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória até o povoado da Lage, na cidade de Porto de Pedras (AL).

Realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) junto à Paróquia Nossa Senhora da Glória, a caminhada Cruz Sem Males marcou o início da preparação da 34ª Romaria da Terra e das Águas, marcada para os dias 25 e 26 de novembro de 2023 no município do litoral norte alagoano. Produzida de forma artesanal e artística pelos monges da Catita, em 2002, a cruz percorrerá comunidades urbanas e rurais, onde será rezado o tríduo em preparação para a peregrinação.

O padre Gilvan Neves, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça, no bairro da Levada, em Maceió, e assessor das Pastorais Sociais da Arquidiocese da capital, acompanhou a atividade do início ao fim, quando celebrou a missa na paróquia administrada pelo padre Antelmo Correia, que está em um retiro, mas fez questão de prestar apoio à iniciativa.

A respeito da importância da caminhada, Pe. Gilvan disse: “O dia de hoje tem uma significância muito grande por conta da introdução da cruz da romaria, a cruz da Terra sem males, e ela é assumida pela comunidade e essa cruz deve passar por todas as comunidades como forma de preparação da Romaria da Terra e das Águas. E essa significância se deu de uma maneira mais forte porque a introdução da Santa Cruz aconteceu no dia em que a Igreja celebra a festa da exaltação da Santa Cruz”.

De acordo com o sacerdote, essa festa remonta ao século IV da Era Cristã e lembra que Cristo Jesus que morreu na cruz, para a salvação da humanidade. “Os Cristãos celebram o fato de que a cruz, que antigamente era um símbolo de maldição, é lugar onde Jesus Cristo vence a morte, vence nesse outro inimigo, e vai dizer para a gente que a Palavra de Deus para nós é a vida. E a cruz não é lugar de ficar, a cruz lugar de passagem, é lugar da ressurreição, é o lugar onde a gente se coloca como seguidor de Jesus Cristo, não é? É tanto que a palavra cruz em grego é stavrós, que quer dizer estar de prontidão. É se colocar atrás de Cristo, mas em pé, de prontidão viver, para enfrentar os conflitos da vida, enfrentar as misérias, as carências, as exclusões todas da vida da gente”, explicou.

Para o Pe. Gilvan, que a acolhida da Cruz Sem Males foi bonita porque a comunidade de Porto de Pedras participou. “O povo participou, cantou, animou. Foi tudo muito bonito e significativo e oxalá que seja uma boa preparação para a 34ª Romaria, que tem o tema Mutirão pela Casa Comum: Em defesa da terra, da água e da vida”, concluiu.

A 34ª Romaria da Terra e das Águas, motivada pela construção do Reino de Deus, está marcada para a noite do sábado, dia 25 de novembro, até o amanhecer do domingo, 26. São esperados mais mil romeiros e romeiras, vindos de diversas partes de Alagoas, além de convidados especiais.

 

 

Por: Lara Tapety
Ascom CPT/AL

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br