Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

32ª edição terá alimentos sadios, casa de farinha, restaurante camponês, debates e shows

A Feira Camponesa vai retornar à Praça Afrânio Jorge, mais conhecida como Praça da Faculdade, em Maceió (AL), nos dias 15, 16 e 17 de junho, em ritmo de São João. Trata-se da 32ª edição no formato com mais bancas de alimentos saudáveis que na sua versão itinerante. Haverá restaurante camponês, casa de farinha, shows em palco e debates temáticos.


Foram três anos de saudade da Feira Camponesa na Praça da Faculdade. Desde 2019, quando completou 15 anos, o projeto realizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Alagoas não acontecia em seu local de origem. A pausa ocorreu devido à pandemia da Covid-19 e à carência de apoio governamental.
Diante da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o fim da pandemia, a feira está sendo retomada a partir de um esforço coletivo da CPT junto às famílias camponesas que compreendem a importância do projeto.
Para a CPT, a Feira Camponesa é sinônimo de resistência e sobrevivência no campo, uma vez que comercializa alimentos produzidos em áreas de difícil acesso e elimina a figura do atravessador. Ao mesmo tempo, está entre as poucas oportunidades para a população urbana adquirir alimentos sem veneno e, ainda, apoiar uma causa social.


Serão aproximadamente 60 bancas com uma variedade de produtos agroecológicos direto das roças de acampamentos e assentamentos do estado. Entre os alimentos mais trazidos pelos/as feirantes estão aqueles comuns no Nordeste, como macaxeira, abóbora, batata doce, banana, abacaxi, laranja, farinha e feijão. Mas, também terá graviola, abacate, limão, tomate, pimentão, alface, cebolinha, coentro, mel, goma de tapioca e massa puba, além de animais e comidas típicas.
Programação
Durante a feira, o restaurante camponês funcionará com café-da-manhã, almoço e jantar. No cardápio: galinha de capoeira, buchada, sarapatel e carneiro com acompanhamentos como batata doce, feijão tropeiro, pirão, macaxeira, abóbora, farinha e arroz. 
A abertura vai acontecer na quinta-feira, 15, às 8h30 com a participação de movimentos sociais, sindicatos, pastorais sociais e organismos da Arquidiocese de Maceió e representantes do governo estadual. Antes, a partir das 6h30 da manhã, os produtos já estarão disponíveis para compra.
No mesmo dia, às 14h, a rádio Caminho da Roça, montada com som na praça e transmissão ao vivo no perfil @cptalagoasoficial do Instagram, vai abordar o tema da Campanha da Fraternidade de 2023: “Fraternidade e Fome”. Para falar sobre o assunto, a CPT contará com feirantes e com o Padre Gilvan Neves, assessor das pastorais sociais e pároco na Igreja Nossa Senhora das Graças, situada no bairro da Levada.
Às 19h, a cantora Fernanda Guimarães vai abrir a programação cultural da 32ª Feira Camponesa com o show de forró tradicional “Pés em casa”, trazendo versões de clássicos eternizados nas vozes de Gonzaga, Alceu, Elba e muitos outros. Fernanda também é compositora e instrumentista e tem duas décadas de carreira.
Na sequência, a cantora e compositora Dêza sobe ao palco com sua banda para um show especial junino. Claro, tocando mais forró. Dêza também tem marcado a música contemporânea do estado. Em suas canções autorais mais recentes, o respeito e a valorização ao feminino são colocados em foco.
Já na sexta-feira, 16, às 9h, haverá o bate-papo sobre “Reforma Agrária e soberania alimentar”, com as dirigentes Débora Nunes, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e Diana Aleixo, do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), na rádio Caminho da Roça.
A rádio volta às 14h para um bate-papo sobre “Agroecologia e saúde”, com o José Ubiratan Resende Santana, servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e Maria José Cavalcante, mais chamada de Maria do Bosque, agricultora assentada na comunidade de Flor do Bosque, situada no município de Messias.
À noite será o “arraiá” das pastorais sociais e organismos da Arquidiocese de Maceió na feira. A festa começa às 19h com o grupo Poesia Musicada no Pandeiro. A banda, encabeçada por Rogério Dyaz e Fagner Dübrown, tem a sonoridade do coco de roda e navega pelo universo cultural nordestino. Em seguida, vem o bingo do carneiro, previsto começar às 21h.
Para encerrar a programação cultural, o sanfoneiro Pinóquio do Acordeon vai se apresentar com sua banda completa no palco da feira. Pinóquio costuma tocar acompanhado de triângulo e zabumba em todas as Feiras Camponesas Itinerantes realizadas no Conjunto José Tenório. Na Praça da Faculdade, o show promete ser ainda mais animado.
A 32ª Feira Camponesa será encerrada no sábado, 17. Os produtos serão comercializados até o segundo horário, quando os camponeses e camponesas retornarão para suas comunidades na Zona da Mata, no Litoral e no Sertão de Alagoas. O projeto é uma realização da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e conta com apoio da Misereor, obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha.

 

Serviço: 32ª Feira Camponesa na Praça da Faculdade
Data: 15, 16 e 17 de junho de 2023
Horário: 6h30 às 23h
Local: Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), Prado - Maceió/AL
Mais informações: Lara Tapety (Ascom CPT/AL) - 82 99697-1000
www.cptalagoas.blogspot.com


Programação completa:

Quinta-feira, 15/06
8h30: Abertura da 32ª Feira Camponesa
12h-14h: Restaurante camponês com almoço
14h: Rádio Caminho da Roça: "Fraternidade e fome", com Padre Gilvan Neves e feirantes
18h-20h: Restaurante camponês com jantar
19h: Fernanda Guimarães
20h30: Dêza e banda

Sexta-feira, 16/06
07h-09h: Restaurante camponês com café-da-manhã
09h: Rádio Caminho da Roça: "Reforma Agrária e soberania alimentar", com Débora Nunes (MST) e Diana Aleixo (MLST)
12h-14h: Restaurante camponês com almoço
14h: Rádio Caminho da Roça: "Agroecologia e saúde", com José Ubiratan Resende (servidor do Incra) e Maria do Bosque (camponesa do assentamento Flor do Bosque)
19h: Poesia Musicada no Pandeiro
21h: Bingo do Carneiro
21h30: Pinóquio do Acordeon e banda

Sábado, 17/06
07h-09h: Restaurante camponês com café-da-manhã
12h-14h: Restaurante camponês com almoço

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br