Em Alagoas, a Romaria da Terra e das Água de 2015 acontece nos dias 28 e 29 de novembro em Branquinha, zona da mata alagoana. Sua 28ª edição traz o tema Dignidade, Vida, Partilha e Paz e convida a população para combater a miséria e a violência no campo, gerada pelo latifúndio e o monopólio da cana-de-açúcar.
Sob o lema Da dependência da cana à liberdade humana, os romeiros e as romeiras, vindos de todas as regiões de Alagoas, se reunirão a partir das 20 horas do dia 28, no terceiro platô, área de casas populares construídas para as vítimas das enchentes de 2010. Lá assistirão apresentações culturais e os documentários Tabuleiro de Cana Xadrez de Cativeiro e Maldita sejam todas as cercas. À meia-noite, será celebrada a Santa Missa e, logo após a celebração, o povo segue em romaria até o assentamento Zumbi dos Palmares, um percurso de 8km.
Organizada pela Comissão Pastoral da Terra – CPT/Alagoas, Arquidiocese de Maceió e Paróquia de São Sebastião, a Romaria prevê quatro paradas com reflexões sobre cada palavra que compõe o tema. Tendo a Comunidade Nossa Senhora de Fátima conduzindo a reflexão sobre Dignidade, a Juventude da paroquia sobre Vida, os membros da Pastoral da Terra sobre Partilha e os assentados de Zumbi dos Palmares, Lucilene e Jacó, sobre Paz.
“Iremos relembrar a luta do povo Hebreu, que liderados por Moisés marcharam em busca da terra prometida, de liberdade. Queremos convidar a toda população para caminhar em Romaria em defesa de justiça social”, afirmou Carlos Lima, coordenador regional da CPT, convidando para a Romaria.
Serviço
28ª Romaria da Terra e das Águas
Dias 28 e 29 de novembro de 2015
Local: Branquinha/Alagoas
Horário: a partir das 20 horas
Programação
20h – Documentário: Tabuleiro de Cana Xadrez de Cativeiro
20h30min – Banda de Fanfarra de Branquinha
21h30min – Pastoril
22h – Poesia de Cordel (Lucilene)
22h30min - Capoeira
23h – Documentário: Maldita sejam todas as cercas
00h – Celebração da Santa Missa
Paradas:
1ª – Dignidade: Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Platô)
2ª – Vida: Juventude (Matriz)
3ª – Partilha: Pastoral da Terra (Assentamento Eldorado dos Carajás)
4ª – Paz: Lucilene e Jacó (Assentamento Zumbi dos Palmares – onde foi assassinado Sebastião Agrício)