Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Mais de 100 camponeses e camponesas, organizados pela Comissão Pastoral da Terra, ocuparão a praça da Faculdade a partir desta quarta-feira, 14 de outubro. Alimentos saudáveis, casa de farinha, restaurante camponês e muita cultura popular fazem parte das atrações que a 23ª Feira Camponesa traz à Maceió.   A Feira transformará, de 14 à 17 de outubro, a Praça da Faculdade em um pedaço do campo no coração de Maceió. Sua abertura oficial está marcada para o dia 14, às 9 horas, com um café da manhã compartilhado entre os feirantes, os parceiros da luta camponesa e a imprensa.


 “Nossa Feira expressa a importância da Reforma Agrária em Alagoas.  Os alimentos são frutos da luta por justiça social e representam trabalho e renda para o povo empobrecido que não possuíam nem terra para morar”, afirma Heloísa Amaral, coordenadora da CPT responsável pelo evento.

Heloísa destaca ainda que toda a produção realizada nos acampamentos e assentamentos são agroecológicas. “Defendemos um outro tipo de utilização da terra, que privilegie a vida e a produção de alimentos. Por isso, não utilizamos agrotóxicos em nossas roças. A reforma agrária é boa para o homem e a mulher do campo e da cidade”, defende a coordenadora da CPT.

Atrações

Com muito forró e cultura popular, programação noturna da Feira é sempre um atrativo especial para os maceioenses. Nomes como Pinóquio do Acordeon, Forró Casa de Reboco e Guilla Gomes estão confirmados para abrilhantar as noites do evento, com shows gratuitos sempre a partir das 19 horas.

Funcionando os três horários, a casa de farinha e o Restaurante Camponês terão espaço especial já reservado, para oferecer a farinha e o beiju assados na hora e o melhor da comida regional, como o carneiro, a buchada, o  pato, a galinha de capoeira e a carne de sol, acompanhados do cuscuz, do inhame e da macaxeira.

Essa edição da Feira também tem novidades. Pois, a CPT está trazendo atividades infantis e conhecimento medicinal da cultura do campo. Para a criançada, haverá a brincadeira de pescaria. Já para os adultos, uma enorme variedade de plantas medicinais.

“Queremos que a população maceioense se sinta à vontade na Feira, adquira alimentos e aproveite as outras atividades que estamos preparando com muito carinho, para todas as idades”, concluiu Heloísa convidando para a Feira.

Serviço

23ª Feira Camponesa
Data: 14 a 17 de outubro de 2015
Horário: Das 6 horas às 21 horas
Local: Praça da Faculdade (Afrânio Jorge)

Programação Noturna

 
14 de outubro (quarta)
19h – Pinel do Acordeon
20h30 – Forró Casa de Reboco

15 de outubro (quinta)
19h - Forró Nó Cego
20h30 – Guilla Gomes

16 de outubro (sexta)
19h – Afro Afoxé
20h30 - Bingo do carneiro
21h – Pinóquio do Acordeon

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br