Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Agricultores e agricultoras de áreas da Reforma Agrária de todo o estado de Alagoas se preparam para realizar mais uma edição da Feira Camponesa que já se tornou tradição na cidade de Maceió, capital do estado. Conhecida como um pedaço do campo no coração de Maceió, a Feira, organizada pela Comissão Pastoral da Terra de Alagoas, chega a sua 18ª edição e será realizada entre os dias 13 e 15 de junho, na Praça da Faculdade, localizada no bairro do Prado, em Maceió.

 

 

Com o lema “Plantar, colher e repartir”, a Feira reunirá aproximadamente 100 agricultores e agricultoras, distribuídos em 72 barracas, que comercializarão diversos alimentos produzidos em seus assentamentos: macaxeira, abacaxi, banana, laranja, mel, côco, ovos de capoeira, feijão, batata, inhame, hortaliças. Todos produzidos de forma agroecológica e comercializados a preços justos para a população. 

 

A abertura oficial da Feira está marcada para às 8h do dia 13, quando um café da manhã preparado com produtos da Reforma Agrária e agricultura camponesa será ofertado aos convidados e convidadas, entre eles, representantes de órgãos governamentais, de entidades parceiras e movimentos sociais do campo. Além dos alimentos agroecológicos,  a Feira contará com a tradicional casa de Farinha, que comercializará beiju e farinha produzidos na hora, e também com o Restaurante Camponês, com um cardápio dedicado à comida regional e típica do campo. 

 

Programação cultural

 

A Feira Camponesa não traz para a cidade de Maceió apenas os alimentos saudáveis produzidos no campo. As expressões artísticas camponesas e a música também estarão presentes na programação do evento. Na praça da Faculdade, um palco está sendo montado para receber diversos grupos e atrações culturais. Na quinta-feira, dia 13, se apresentarão no palco da Feira Camponesa o grupo Forró Nó Cego e Pinóquio do Acordeon. Já na sexta-feira, dia 14, será a vez do Coco de Roda Xique Xique e da realização do bingo de um carneiro. A festa, na sexta-feira, será encerrada novamente ao som do Forró Nó Cego.

 

Para Heloísa Amaral, integrante da CPT de Alagoas, “apesar de já ser considerada tradicional, a realização da 18ª Feira neste momento é um verdadeiro milagre, pois a seca, além do sertão, também alcançou as áreas da zona da mata e do litoral do estado. Mesmo assim, os camponeses e camponesas demonstraram sua força e sua resistência, trazendo para a cidade o que conseguiram colher, apesar das adversidades climáticas. Isso reflete, mais uma vez, a importância da Reforma Agrária e destes espaços de comercialização de produtos da agricultura camponesa em Maceió.”

 

Serviço:

O que: 18ª Feira Camponesa “Plantar, colher e repartir”

Quando: De 13 a 15 de junho de 2013 - Das 06h às 22h

Onde: Praça da Faculdade, bairro do Prado – Maceió/AL.

 

Apresentações culturais na programação Noturna:

Local: Palco da Feira Camponesa – Praça da Faculdade, bairro do Prado, Maceió/AL

 

Quinta-feira, dia 13/06

19h30 – Forró Nó Cego

21h30 – Pinóquio do Acordeon

 

 

Sexta-feira, dia 14/06

19h30 – Coco de Roda Xique Xique

21h – Bingo de um carneiro

22h – Forró Nó Cego

 

 

Outras informações:

Carlos Lima

Fone: (82) 9137. 6112

Heloísa Amaral

Fone: (82) 9341.4025

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br