A Comissão Pastoral da Terra, em Alagoas, realiza nesta sexta-feira, dia 22, o 14º Jejum da Solidariedade, em uma tenda montada na Praça dos Martírios, em Maceió, das 8h às 18h. O protesto pacífico é um momento de oração e reflexão da realidade atual e uma forma de prestar solidariedade às pessoas que passam fome e outras necessidades no mundo. A atividade contará com a participação de agentes da Pastoral, uma comissão de trabalhadores rurais, religiosos e leigos.
De acordo com Carlos Lima, coordenador da CPT, este ano, o Jejum pretende chamar a atenção sobre as famílias que estão sofrendo com a estiagem. “Vamos voltar o nosso jejum e nossas orações pelas milhares de pessoas que estão sofrendo com a estiagem e denunciar a morosidade do governo de Alagoas em aplicar recurso financeiro para amenizar o sofrimento do povo, especialmente dos sertanejos.”
Na programação constam orações, cânticos e leitura da Bíblia, seguidos de momentos de reflexão. A motivação bíblica do 14º Jejum da Solidariedade vem do profeta Isaías: “O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e desfazer qualquer jugo” (Is 58,6). “Repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente” (Is 58,7).
O Jejum da solidariedade acontece desde 1999, sempre na sexta-feira que antecede a semana da Paixão de Cristo. A cada edição, o protesto visa chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos sobre as dificuldades enfrentadas pelos povos do campo e denunciar as centenas de violações de seus direitos.
Serviço:
O que: 14º Jejum da Solidariedade
Quando: Sexta-feira, dia 22 de março. Das 8h às 18h
Onde: Praça dos Martírios, em Maceió
Programação:
08h - Celebração inicial - O sentido do jejum
09h30 - Reflexão do diálogo da Samaritana com Jesus
11h30 – Reflexão: “Jesus o Pão da Vida”
Via Sacra da Campanha da Fraternidade
14h30 – Reflexão: “A Água que brota da rocha”
17h30 - Celebração final - “O pão que desce do céu”
Outras informações:
Heloísa Amaral
Fone: (82) 9341.4025