Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Objetivo é cobrar mais agilidade nas ações do Estado.
Também será denunciada a violência no campo.

Movimentos sociais da cidade e do campo lançam hoje a campanha "Não Passarão! Campanha em Defesa da Reforma Agrária e contra os despejos de famílias Sem Terra".

O objetivo é cobrar a execução da Reforma Agrária e denunciar os desmandos no campo. O lançamento oficial da campanha acontece hoje pela manhã no acampamento São José, povoado Ouricuri, no município de Atalaia, zona da mata de Alagoas. O local foi escolhido por ser onde aconteceu o assassinato do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jaelson Melquíades, em novembro de 2005. O crime teve grande repercussão.

O MST acusa o Estado de executar ações de reintegração de posse sem fundamento, como a do acampamento São José (fazenda São Sebastião). "Parte integrante da massa falida da antiga Usina Ouricuri, que, mesmo abrigando conflito por terra há mais de oito anos, foi cedida por uso capião para os atuais posseiros", contesta o Movimento por meio da assessoria.

Participam da campanha a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), o MST, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), Sindicato dos Urbanitários, a Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos) e um conjunto de organizações da sociedade civil no campo e na cidade.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br