Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A atividade segue até o dia 4 de março e reunirá cerca de 150 camponeses oriundos de várias partes do Estado de Alagoas

Teve início nesta quarta-feira (02.03) começa a 22ª edição da Assembleia Estadual dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas, na Casa dos Irmãos Maristas na Barra de São Miguel. O tema escolhido para este ano é “Agricultura camponesa: cooperação com o planeta”, em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade 2011 intitulado “Fraternidade e a vida no planeta – A criação geme em dores de parto (Rm 8,22).


A solenidade de abertura teve a mesa de honra composta por convidados, além da entrega do Prêmio Dom Helder Câmara e dos certificados para assentamentos que foram exemplos no ano de 2010. E a mística com a reflexão bíblica estará presente em todos os dias do evento.

A Associação Pachamama fundada no dia 21 julho de 2009, na região de Torino na Itália, foi escolhida para ser a homenageada com o Prêmio, por ser uma grande parceira na luta pela reforma agrária no Brasil. Os italianos já visitaram acampamentos e assentamentos; participaram de algumas edições das Feiras Camponesas itinerantes e Romaria da Terra e das Águas; constantemente realizaram a Noite Brasileira na Itália e palestras na Universidade de Torino sobre a luta e a realidade dos sem terra; além de desenvolvem o projeto “Semeadores e Semeadoras de Saúde”, um curso de capacitação que tem contribuído para o protagonismo das famílias camponesas e repassa orientações importantes na prevenção de enfermidades.

A coordenação estadual da CPT escolheu o assentamento Nossa Senhora Aparecida de Água Branca (sertão) para receber o Certificado de Organização e o Certificado de Resistência ficou para a mobilização realizada em novembro do ano passado, pelos assentados de Jubileu 2000 e Quilombo dos Palmares localizados no município de São Miguel dos Milagres (litoral norte). Os assentados apreenderam duas máquinas (motoniveladora e retroescavadeira) e uma caçamba pertencentes ao Departamento de Estrada e Rodagem (DER) para chamar a atenção da sociedade e reivindicar a solução quanto aos problemas nas estradas de acesso que se arrastam por vários anos.

A partir das 14h30 terá a reflexão crítica sobre a Conjuntura nacional do campo que contará com a assessoria técnica do Padre Hermínio Canova, da coordenação nacional da CPT – sociólogo que trabalha a questão da teologia da terra para leigos e seminaristas; especialista na questão agrária no Nordeste a atuante na Arquidiocese de João Pessoa (PB). Logo após terá uma leitura sobre a atual luta pela terra em Alagoas, palestra ministrada pelo historiador Cícero Albuquerque e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Também terá a exibição do vídeo da Campanha da Fraternidade 2011 e debates.

Até sexta-feira cerca de 150 camponeses – oriundos do sertão, zona da mata e litoral norte alagoano – participarão das atividades de formação e debates. A CPT-AL é uma pastoral social vinculada à Arquidiocese de Maceió, existe há 26 anos no Estado e defende o direito das famílias camponesas trabalharem na terra, ter moradia digna, água potável e a cidadania respeitada.



SERVIÇO

22ª Assembleia Estadual dos Trabalhadores Rurais

Dia: 02 a 04 de março de 2011

Local: Casa dos Irmãos Maristas – Barra de São Miguel

Realização: Comissão Pastoral da Terra Alagoas

Contatos: (82) 9127-0153 / 9127-5773 / 9341-4025


Acesse o nosso blog: www.cptalagoas.blogspot.com

Também estamos no twitter: @cptalagoas

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br