Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

\"\"Não há um Estado sequer desta região com IDH superior à de qualquer outra parte do Brasil, afirma estudo.

No Brasil, os estados com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) encontram-se no Nordeste. Os dados que mostram esta triste realidade estão sistematizados no relatório intitulado Emprego, desenvolvimento Humano e Trabalho Decente – A experiência brasileira recente, lançado no último dia 8 de setembro e elaborado pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PUND).

O relatório, que trás números referentes ao ano de 2005, revela que todos 9 estados do NE possuem os piores IDH do Brasil. O Estado de Alagoas, que tinha o pior IDH em 1991, continuou na mesma posição em 2005, com 0,677 Da mesma forma, Maranhão, Piauí e Paraíba não deixaram de ser o segundo, terceiro e quarto piores, respectivamente. O estado de Pernambuco é o quinto do país com o pior IDH.

Já os estados que possuem os melhores IDH encontram-se nas regiões do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com destaque para o Distrito Federal, considerado a região com o melhor IDH do Brasil, seguida dos estados de Santa Catarina e São Paulo. O índice de educação (que leva em conta taxa de alfabetização e matrículas na escola, mas não a qualidade do ensino) põe a o Distrito Federal em nível superior a Suíça e Itália.

Ranking do IDH dos Estados em 2005

\"\"\"\"\"\"


Clique no link abaixo para ter acesso ao relatório:

http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3038&lay=pde


 

Fonte: Comissão Pastoral da Terra - PE, com informações da assessoria do PNUD.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br