Começou hoje, dia 10, a Jornada Nacional de Luta da Via Campesina Brasil. Agricultores e agricultoras de todo o país se mobilizam por trabalho, alimento, um novo modelo agrícola e soberania nacional.
Em Pernambuco, a Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina teve início na madrugada de hoje, quando cerca de 200 trabalhadores rurais ocuparam a Estação Experimental de Cana-de-Açúcar (EECAC), no município de Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Durante a ocupação, os agricultores destruíram mudas de variedades de cana-de-açúcar, inclusive espécies transgênicas, e cortaram cerca de dois dos 100 hectares de cana-de-açúcar plantadas na Estação.
A Estação ocupada - EECAC - é uma Parceria Público-Privada entre o Sindaçúcar - Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco, que reúne as 20 maiores usinas do Estado - e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com 250 hectares, a área é utilizada para desenvolver pesquisas de variedades de cana-de-açúcar voltada para o setor privado, em especial para a produção em larga escala - que são um dos maiores responsáveis pela elevação dos preços dos alimentos, pelo maior índice de trabalhadores em condições análogas a escravidão e pelo grande número de empresas estrangeiras que compram terras em nosso país.
Cana-de-açúcar toma conta da Zona da Mata - A Zona da Mata Pernambucana já está tomada pela cana-de-açúcar. Dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – mostram que 98% das terras de lavouras temporárias da Mata Norte de Pernambuco são usadas para a produção de cana-de-açúcar, e apenas 2% para a produção de alimentos. Com o aumento da demanda do mercado internacional por agrocombustíveis, logo mais terras serão usadas para plantação de cana, dessa forma, cai a produção de alimentos, aumentando o seu preço. Além disso, a produção de cana-de-açúcar agrava a situação de degradação do meio ambiente, aumentando o desmatamento de areas que deveriam ser protegidas pelo Ibama, e também utilizam fertilizantes nitrogenados em grandes quantidades e usar de queimadas.
Mais Informações:
Messilene Gorete - MST: 81-8791 2139
Plácido Júnior - CPT: 81-8893 4175