Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Os participantes do 1º Seminário Nacional de Capacitação em Direito Agrário, semana passada em Maceió-AL, após debaterem os temas referente a questão agrário aprovaram um documento initulada Carta de Maceió.

CARTA DE MACEIÓ

CARTA DE MACEIÓ

Os participantes do 1º Seminário Nacional de Capacitação em Direito Agrário - realizado nos dias 23 a 25.04.2008 em Maceió-AL - após debaterem os temas atinentes à matéria propuseram a “Carta de Maceió”, com aprovação de pontos considerados relevantes quanto ao encaminhamento da resolução da questão agrária brasileira, a seguir enunciados:

1) O cumprimento da função social é requisito indispensável para a proteção judicial da posse e da propriedade;

2) A atuação dos movimentos sociais para estimular e exigir a reforma agrária constitui exercício de cidadania;

3) A ocupação de imóveis rurais com o fim de obter a reforma agrária não constitui fato típico penal;

4) A identidade quilombola e dos povos indígenas deve ser respeitada, sendo reconhecida a pré-existência do direito de propriedade, o que deve ser estendido a outros grupos sociais como ribeirinhos e extrativistas.

5) Devem ser criadas e implementadas Varas Agrárias Especializadas no âmbito federal e estadual, e observar sistematicamente o dispositivo constitucional - Artigo 126, parágrafo único - quanto à presença do juiz no local do conflito.

6) Devem ser criadas e implementadas Promotorias e Procuradorias Agrárias, Defensorias Públicas Agrárias, Delegacias de Polícia Agrárias e Ouvidorias Agrárias no âmbito federal e estadual.

7) A implementação no âmbito das Polícias Militares, de unidades especializadas para atuarem em conflitos coletivos relativos à terra rural.

8) Deve ser cumprido o Manual de Diretrizes Nacional - elaborado pela Ouvidoria Agrária Nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, juntamente com operadores de Direito Agrário do País - na execução de mandados judiciais de manutenção e reintegração de posse coletivas.

9) A criação de uma Associação Nacional de que congregará estudiosos e operadores do direito agrário.

10)A realização do II Seminário Nacional de Capacitação em Direito Agrário em Maceió-AL, em 12 meses.

Maceió, 25 de abril de 2008.

Desembargador Gercino José da Silva Filho

Coordenador Nacional

Doutor Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho

Coordenador Local

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br