Nessa quarta-feira, 12, uma multidão de fiéis e integrantes de movimentos e pastorais sociais que atuam em defesa da vida e da justiça social se reuniram no município de Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco, para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2025. A Celebração Eucarística contou ainda com a participação de 17 bispos da CNBB NE2 (que engloba os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte).
Setor de comunicação da CPT NE2
Antes da celebração, seminários e encontros foram realizados simultaneamente nas cidades de Afogados da Ingazeira e Triunfo com o objetivo de aprofundar as reflexões sobre os desafios da preservação ambiental e da luta dos povos da terra, das águas e das florestas. Na abertura oficial, Dom Limacêdo, bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, destacou a urgência de proteger os biomas brasileiros, com atenção especial à Caatinga, símbolo de resistência e de vida para os povos do semiárido.
Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a Campanha deste ano reforça o chamado para o compromisso com a Casa Comum e com os povos que, há séculos, são seus verdadeiros guardiões. Agentes pastorais e integrantes da coordenação da CPT Nordeste 2 acompanharam toda a programação com o compromisso de reforçar a luta pela transformação radical deste sistema capitalista que oprime, desmata e destroi a vida das populações que vivem em conexão profunda com a natureza. A luta pela justiça socioambiental e pela Casa Comum é um imperativo do tempo presente! Pela Terra, pela vida dos povos que cuidam da Terra.
Imagens: Ângela Maria/CPT