Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No dia 12 de março, a Diocese de Afogados de Ingazeira sediou a abertura da Campanha da Fraternidade 2025 do Regional Nordeste II. O evento reuniu não apenas arcebispos, bispos e coordenadores diocesanos de pastoral, mas também representantes de pastorais sociais de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, além de lideranças de movimentos sindicais, como a presidenta da Fetape, Cicera Nunes e a diretora de Políticas para Mulheres Adriana do Nascimento.

Fonte: Fetape

 

Com o tema "Fraternidade e Ecologia Integral", a edição de 2025 reforça o compromisso histórico da Campanha da Fraternidade com questões ambientais. Ao longo de seus 61 anos, já foram realizadas oito campanhas dedicadas à ecologia, destacando a urgência do debate em um contexto de crise socioambiental global.

Pela manhã, em Triunfo, ocorreu no Centro Stella Maris um encontro da CONSER (Comissão de Serviços), do CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) e das Pastorais Sociais do Regional Nordeste II para discussões estratégicas. Paralelamente, em Afogados de Ingazeira, o auditório da Diaconia acolheu um seminário sobre convivência sustentável no Semiárido e gestão de recursos hídricos, enquanto a Câmara de Vereadores promovia um debate sobre o protagonismo das mulheres na economia solidária, com relatos de experiências locais.

No período da tarde, os participantes visitaram a Unidade de Conservação Ambiental da Matinha, em Carnaíba, para conhecer projetos de preservação da Caatinga. Em seguida, no Cine Teatro São José, o professor Genival (Universidade Federal Rural de Pernambuco) ministrou uma palestra sobre os desafios ambientais do território do Pajeú. Em sua fala, destacou a relação entre a agricultura familiar e a sustentabilidade, que além de garantir 70% dos alimentos consumidos no país, os agricultores familiares são guardiões de práticas que protegem a biodiversidade e evitam a degradação do solo. "A crise climática compromete principalmente a agricultura familiar, gerando sérias sequelas sociais e movimentos migratórios da zona rural para as grandes cidades."

O ápice do evento foi uma caminhada em direção à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, onde foi celebrada uma missa solene para o lançamento oficial da campanha. A presidenta Cicera Nunes, a diretora Adriana do Nascimento e a assessora do Polo Sindical Kátia Patriota estiveram à frente do ato, acompanhadas por centenas de participantes. A ocasião marcou não apenas o início das atividades da Campanha da Fraternidade na região, mas também a integração entre fé, justiça social e cuidado com a natureza. “A agricultura familiar sempre cuidou da terra e sempre botou comida na mesa da população. A Fetape continua lutando pela continuidade e ampliação das políticas públicas e também luta por justiça ambiental,” reforçou Cicera Nunes.

Fotos: Marina Santiago e Katia Patriota

Edição Reels: Júlia Nazário

Fonte: Marina Santiago e Shaynna Pidori

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br