Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Camponeses e camponesas apoiados pela Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 (CPT NE2) receberam a visita de membros da Misereor, Pão Para o Mundo e BWZ, organismos de Igrejas Alemãs e de cooperação internacional para a justiça social. A visita, que ocorreu entre os dias 19 e 23 de novembro no estado de Pernambuco, proporcionou aos membros dos organismos de cooperação internacional a oportunidade de conhecer de perto a realidade vivida por famílias camponesas apoiadas pela CPT e suas experiências de resistência pela terra, organização comunitária, agroecologia e luta por direitos.

Setor de comunicação da CPT NE2

Durante a visita, o grupo ouviu relatos comoventes de famílias camponesas, muitas afetadas pela fase inicial de cadeias produtivas de empreendimentos europeus. Foram ouvidas famílias afetadas pela implementação de usinas eólicas no agreste do estado, comunidades quilombolas que lutam pelo reconhecimento de seus territórios tradicionais e comunidades posseiras ameaçadas de expulsão e em contexto de conflitos agrários na zona da mata pernambucana. Os relatos revelaram a grave situação de violações de direitos sofridas, mas também abordaram a esperança por dias melhores e a resistência pela terra.

A visita expressou a solidariedade e o apoio de organizações ligadas a igrejas na Alemanha que compartilham do mesmo ideal da justiça social e da luta pelo fim da violência no campo. A agenda também foi acompanhada pela Cáritas e Diaconia, e os municípios visitados foram Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Pesqueira, Caetés, Garanhuns e Jaqueira. O apoio dessas entidades religiosas a famílias camponesas no Nordeste brasileiro não apenas visa contribuir para o combate às injustiças sociais enfrentadas, mas também para fortalecer as novas experiências que desafiam a lógica opressora do agronegócio e do latifúndio, como a agroecologia e a organização de mulheres e jovens.

Na avaliação da CPT, a visita dos membros da Misereor, Pão Para o Mundo e BWZ fortaleceu os laços de solidariedade com o Sul Global e a mostrou ao grupo a determinação das famílias camponesas em enfrentar os desafios no caminho para a construção de uma Terra Sem Males.

Imagens: CPT NE2


 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br