Artigo*
Entre meus amigos e minhas amigas temos conversado sobre a especulação da indicação do presidente da república para a Embaixada do Brasil nos EUA. Todos/as ficaram surpresos, achando que o presidente se superou no quesito de atitudes vis. Confesso que não fiquei surpreso. Para mim, essa indicação será uma prova de fogo para o Senado Federal.
O que você esperava de um presidente que indicou para ser sua Ministra alguém que diz ter visto Deus em um pé de goiaba? O que dizer desse mesmo presidente ter indicado outro Ministro que afirma que a terra não é redonda? Você estranhou que esse mesmo presidente tenha indicado o filho para ocupar um cargo de Embaixador do Brasil no Estados Unidos? Você achou estranho as argumentações para tal indicação (o filho do presidente é amigo do filho do presidente dos Estados Unidos e já trabalhou em um empresa nos EUA fritando hamburguer - esta empresa nunca serviu hamburguer frito, e sim frango)?
Sinceramente, não estranharei se o príncipe/filho for indicado oficialmente pelo Presidente/Rei, que é seu pai. Se a indicação se concretizar, ela está a altura da ignorância, do grau de imbecilidade e de mediocridade do Presidente. Além do mais, a coisa pública, a presidência da república, não é a extensão da casa e da família do presidente/Rei.
Mesmo não concordando com a indicação do “príncipe” para ser embaixador do Brasil nos EUA, não estranho a indicação. O presidente/Rei e seu filho/Príncipe estão abaixo das tradições das relações internacionais do Brasil e abaixo do senso comum brasileiro. Estranharei se o Senado Federal acompanhar tal indicação. Para ser subserviente ao presidente/Rei, ou para engordar as contas bancárias, os Senadores e Senadoras da República não devem se rebaixar ao nível da ignorância, do grau de imbecilidade e mediocridade do Presidente. Se os/as Senadores/as querem servir ao Rei, que o façam assumindo as consequências, mas o façam de forma inteligente, sem necessariamente ser tão vil quando o presidente.
E você o que acha, o presidente rebaixará o Senado ou o Senado não se deixará ser rebaixado ao nível da ignorância, do grau de imbecilidade e mediocridade do Presidente?
Plácido Junior - geógrafo e agente da Comissão Pastoral da Terra da equipe da Mata Norte/PE