Em comemoração aos 30 anos de caminhada da Comissão Pastoral de Terra Nordeste 2 foi realizado um grande encontro da família CPT, com agentes pastorais, agricultores/as e parceiros/as dos quatro estados que compõem o Regional, sendo eles: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, localizado em João Pessoa, nos dia 11, 12 e 13 de agosto do corrente ano.
O encontro foi marcado pela emoção da mística da memória dos 30 anos de lutas pela terra, das Romarias e dos/as Mártires dessa caminhada. As/os facilitadores/as fizeram uma retrospectiva do surgimento da CPT, da repreensão da igreja nas arquidioceses, dos conflitos no campo e no judiciário, que marcaram a história e vida de muitas/os camponesas/es. Através dos relatos das/os agricultores e demais presentes, foi notório que nossa história é uma história VIVA, que nos alimenta e nos inspira a continuar ousando na luta pela terra e na luta para permanecer nela com resistência.
O Encontro foi um momento de, juntos/as, pensarmos para frente, pensarmos em propostas para um futuro próximo: com o trabalho de base fortalecido; com o trabalho de formação/revolucionária com jovens e mulheres; com a aplicação da agroecologia em todos os sentidos que ela pode significar; e, principalmente, sem perder o foco na luta pela terra/território, sendo esta a essência da CPT.
O envolvimento empolgante do povo na caminhada de encerramento, apesar dos imprevistos, e o sentimento de pertencimento nos fazem ver que, apesar das barreiras erguidas em nosso caminho, temos uma sólida história, constituída por muitas histórias construídas por muitos, por todos nós. Essas, quando contadas, nos mostram quantos paradigmas foram quebrados, quantos sonhos deixaram de ser utopia pra dar espaço a realidade. Concluo dizendo: o que fez deste um grande momento foi o fato de pararmos pra celebrar o que temos em comum, que é NOSSA LUTA, NOSSA HISTÓRIA, fazendo-nos perceber que o que nos une é maior que nossas diferenças e indiferenças.
Terra de Deus,Terra de irmão!
Marilene Vieira Barbosa – agente pastoral da CPT NE 2, equipe Mata Norte - PE