Foi em Carpina, na Mata Norte de Pernambuco, que a FETAPE recebeu, nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), o Encontro Estadual de Mulheres por Desenvolvimento Rural Sustentável (DRSS) – “Caravana da Marcha das Margaridas”, organizado pela Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Em clima de muita motivação, mulheres de todo o estado estiveram reunidas e em processo de construção da 6 ª Marcha das Margaridas, a ser realizada em Brasília, no próximo ano.
Durante a atividade, as trabalhadoras debateram o atual momento do país e as perspectivas do processo, destacando a necessidade do reforço a candidaturas que se propõem a valorizar homens e mulheres trabalhadores/as rurais. Em Pernambuco o Movimento Sindical Rural terá candidatura orgânica. O debate tambémm reafirmou que é essencial que as mulheres se envolvam no debate político.
O encontro também foi um momento de construção de propostas do estado para integrar o caderno da Marcha. As participantes pensaram e organizaram estratégias de mobilização de mais mulheres e organizações parceiras, para fortalecer essa articulação e seguir rumo à Brasília, em 2019, com uma boa representação de Pernambuco.
“O entusiasmo das mulheres em construir essa Marcha é grande. Esse foi um momento de recarregar as baterias e as energias para o enfrentamento a essa conjuntura. Um momento de olhar para o cenário em que estamos, percebendo os desafios para a realização da Marcha sob um governo neoliberal, que não dialoga com a sociedade e que extinguiu ministérios e políticas importantes para as trabalhadoras rurais. Mas estamos construindo o nosso enfrentamento, e nos contrapondo a esse modelo e projeto político de sociedade, que se instalou no país”, relata Jenusi Marques, Diretora de Política para as Mulheres da FETAPE.
Para Mazé Moraes, Secretaria de Mulheres da Contag, esse é mais um momento que dá movimento à construção da Marcha, que não se limita a ação em Brasília, no próximo ano, mas a toda essa articulação que acontece anteriormente. “Foi muito importante esse momento aqui em Pernambuco. Deixo meus agradecimentos à FETAPE por receber nossa primeira Caravana das Margaridas, que nos fortalece e anima. Desde o 8 de março, começamos a pautar a Marcha e, agora, demos início a essas atividades”, diz.
Em Pernambuco, a FETAPE segue com a construção desse processo, na perspectiva de diálogo com organizações e movimentos parceiros.
Fonte: FETAPE