A diretoria e coordenação executiva nacional da CPT divulga Nota de Pesar pela morte de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo, ocorrida no fim da manhã de hoje, 14 de dezembro. O documento destaca "Com uma atuação forte junto às periferias, sobretudo de São Paulo, onde era pastor, Dom Paulo sentia também as contradições vividas no campo, as lutas dos sem-terra por um pedaço de chão, o esforço dos que buscavam formas de sobreviver dignamente do trabalho na terra".
(Foto: Douglas Mansur)
A Comissão Pastoral da Terra une-se a todos os brasileiros e brasileiras e a todos os que lutando por um mundo de justiça e igualdade, hoje pranteiam a morte de Dom Paulo Evaristo Arns.
Dom Paulo foi um baluarte na luta pela democracia, no combate à Ditadura Militar, denunciando os desmandos praticados contra lideranças e militantes de movimentos, presos e submetidos a horrorosas sessões de tortura. A palavra e a postura de Dom Paulo dando guarida a perseguidos, denunciando as atrocidades e brandindo a espada da justiça é um exemplo que marca até hoje a história de nosso país.
Com uma atuação forte junto às periferias, sobretudo de São Paulo, onde era pastor, Dom Paulo sentia também as contradições vividas no campo, as lutas dos sem-terra por um pedaço de chão, o esforço dos que buscavam formas de sobreviver dignamente do trabalho na terra.
Como ele mesmo disse em entrevista à Revista Terceira Idade, do SESC São Paulo, edição de outubro de 2002, quando perguntado como via a situação dos sem-terra ele disse: “Digo que é um pecado que alguém no Brasil esteja sem terra. Estive no começo deste ano com o Presidente da República, e sentado ao seu lado na mesa disse para ele: ‘Onde o senhor falhou foi na divisão da terra’. É por isso que (os sem-terra) lutam pela terra. Eles têm razão. O senhor deve ajudá-los. A igreja sempre os apoiou e sempre vai apoiá-los, enquanto não houver justiça e melhor distribuição da terra.”.
Há menos de dois meses, quando completou 95 anos, colocou na cabeça um boné do MST, que lhe tinha sido dado.
Ao lado dos próceres da CPT, Dom Tomás Balduino, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Moacir Grechi, Dom Paulo é uma das grandes figuras de uma Igreja não a serviço de si mesma, mas a serviço do povo de Deus, apoiando suas lutas, vibrando com suas conquistas, alimentando sua fé num Deus que se colocou ao lado do povo no seu caminho pela liberdade.
Goiânia, 14 de dezembro de 2016.
Diretoria e Coordenação Executiva Nacional da CPT