Nesta segunda-feira, dia 13, cerca de 141 famílias dos acampamentos do Piva – Nova Vida I e II, à beira da BR 230, no perímetro irrigado das Várzeas de Souza (sertão de PB), realizaram uma manifestação com o bloqueio da BR, para reivindicar agilidade no processo de criação do assentamento na área. Desde 2004, as famílias encontram-se acampadas às margens da BR, aguardando algum posicionamento do Incra, do Governo Federal e Estadual. No início de 2011, o Incra anunciou a criação do Projeto de Assentamento Nova Vida na área, entretanto, segundo os trabalhadores, nenhuma medida efetiva foi tomada até o momento e as famílias continuam vivendo sob péssimas condições.
A manifestação teve fim após 11 horas de bloqueio, com a promessa de que os trabalhadores e trabalhadoras seriam ouvidos pelos órgão envolvidos, mas afirmaram que, caso as negociações não avancem, serão realizadas novas manifestações.
Participaram do protesto a Comissão Pastoral da Terra, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Sndicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida/PB, Associação dos Apicultores do Alto Sertão Paraibano, Associação Sociocultural e Ambiental do Sertão da Paraiba, União das Associações do Município de Aparecida/PB.
Leia aqui o documento elaborado pela Comissão de Ocupação durante a manifestação.
Fonte: Setor de comunicação da CPT NE II